PUBLICIDADE

Cuidados com a pele no verão: como evitar a oleosidade?

Especialista explica o que fazer para proteger a pele nos dias mais quentes do ano

*Conteúdo Patrocinado

O verão é uma das épocas mais esperadas do ano, permeada pelo clima de festas, calor e férias. Porém, junto com essa sensação de descontração, as altas temperaturas também podem trazer alguns desconfortos para nosso corpo, especialmente quando o assunto é pele.

Neste sentido, muita gente já deve estar acostumada a notar o aumento da oleosidade no rosto durante essa época do ano. E não é por menos: as mudanças climáticas, de fato, impactam (e muito) na saúde cutânea.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com o apoio de Eucerin, o Minha Vida ao Vivo recebeu a dermatologista Flávia Addor para dar detalhes sobre como cuidar da pele no verão - e garantir um visual ainda mais lindo e saudável. Confira abaixo as principais perguntas e respostas da entrevista.

Minha Vida: As condições climáticas podem influenciar na aparência da pele?

Dra. Flávia Addor: Essa é uma pergunta muito frequente, pois percebemos nitidamente que, quando a temperatura aumenta no verão, nós ficamos com a pele mais oleosa. Esse fenômeno acontece por conta do estímulo que a alta temperatura exerce nas glândulas que produzem a gordura superficial da pele. Além disso, há também o aumento do suor, o que causa mais oleosidade e desconforto. Ou seja, as pessoas que já têm pele oleosa apresentam ainda mais oleosidade nessa época do ano e as pessoas com pele normal também podem apresentar essas características.

Minha Vida: A rotina de cuidados com a pele deve mudar no verão?

Dra. Flávia Addor: Em alguns pontos, sim. Sabemos que o skincare é composto por três passos básicos: limpeza adequada, hidratação à noite com algum ativo de tratamento ideal para a pele do indivíduo e proteção solar durante o dia. Portanto, durante o verão e nos dias com temperaturas mais altas, o ideal é utilizar produtos mais leves, ou seja, produtos que não possuem uma carga oleosa tão grande. Além disso, é preciso também evitar produtos agressivos à pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Minha Vida: Para as pessoas que já possuem pele oleosa, é necessário algum cuidado a mais?

Dra. Flávia Addor: Com certeza. As pessoas com pele oleosa precisam optar por produtos específicos para esse tipo de pele. Por exemplo, é interessante que, durante o processo de proteção solar, essas pessoas utilizem filtros desenvolvidos para esse grupo, os quais são mais suaves, apresentam um toque mais seco, fornecem efeito matte e, de preferência, são não comedogênicos - ou seja, não contribuem para o aparecimento de cravos e espinhas.

Minha Vida: Quais são os itens indispensáveis para cuidar da pele no verão?

Dra. Flávia Addor: Como falamos anteriormente, o primeiro passo indispensável é a limpeza, o que não quer dizer que devemos lavar o rosto muitas vezes ao dia por conta do suor. Portanto, devemos fazer a limpeza do rosto com a quantidade adequada de sabonete facial de duas a três vezes por dia, no máximo. O segundo passo é a hidratação da pele, optando então por produtos mais leves e, de preferência, que contenham antioxidantes que ajudam a minimizar os danos que a radiação solar pode causar. Por último, mas não menos importante, está a proteção solar. Portanto, devemos fazer uso de produtos que combinem os filtros UVA e UVB e, de preferência, que também protejam contra a luz visível, que é ainda mais intensa durante essa época do ano.

Minha Vida: Qual é a forma ideal de utilizar protetor solar durante o verão?

Dra. Flávia Addor: Para a rotina usual do dia a dia, o filtro solar deve ser utilizado da mesma maneira e com a mesma frequência durante todas as estações do ano. Contudo, quando estamos em uma situação que chamamos de "exposição solar intencionada", como praia, piscina ou parque, por exemplo, precisamos intensificar o uso do protetor solar, reaplicando o produto a cada duas horas ou em caso de suor excessivo. Deve-se também priorizar o uso do filtro solar com fator de proteção acima de 30.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quer saber mais detalhes sobre como cuidar da pele no verão? Assista à live completa: