PUBLICIDADE

Uso de Roacutan em desafios online envolve riscos à saúde

Medicamento pode levar à uma disfunção hepática se utilizado sem acompanhamento

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Com a popularização da rede social TikTok, muitos desafios virais têm se tornado passatempos comuns entre crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que levantam preocupações de pais e entidades. Neste sentido, uma nova "febre" do universo online tem sido a utilização do medicamento Roacutan com o objetivo de afinar o nariz, mostrado em vídeos de "antes e depois".

O remédio em questão é feito de isotretinoína, uma substância derivada da vitamina A, responsável por acelerar a renovação celular e causar a atrofia das glândulas sebáceas. Sendo assim, ele é comumente utilizado para o tratamento de formas graves de acne e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores, como pomadas de uso tópico.

Nas redes sociais, as hashtags que convocam para o desafio do Roacutan (#roacutancheck e #roacutanchallenge) somam mais de 29 milhões de visualizações. Entretanto, essa mobilização online deixou muitos especialistas em alerta, já que a utilização indevida do medicamento pode oferecer uma série de riscos à saúde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em nota divulgada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) nesta quarta-feira (8), a entidade reitera que não existem pesquisas ou estudos científicos até o momento que reconheçam a segurança e eficiência do uso do Roacutan para alterar o formato do nariz.

A SBD também ressalta que o uso inadequado da isotretinoína sem a devida prescrição e supervisão médica deixa a pessoa exposta a diversos efeitos colaterais graves - como aumento das taxas de colesterol, danos no fígado e malformação no feto, no caso de mulheres grávidas.

"Para uso da isotretinoína oral é obrigatória a prescrição médica. Os dermatologistas associados à SBD estão devidamente orientados para não fazer esse tipo de indicação. É necessário cuidado no uso deste medicamento por outros meios que não sejam a prescrição por um médico dermatologista", acrescenta o órgão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Riscos e precauções do Roacutan

O uso da isotretinoína pressupõe inúmeros cuidados antes do uso, como exames para checar as funções do fígado e as taxas de colesterol e triglicerídeos. Para além da acne severa, ele também é eventualmente prescrito para casos de rosácea rinofima ou outra situação que exija a melhora estética nos poros. Nesses casos, no entanto, a quantidade prescrita é bem menor.

Ademais, o Roacutan é um medicamento teratogênico, ou seja, pode ocasionar graves defeitos físicos ao feto, quando ocorrer gravidez durante o seu uso ou até um mês após a interrupção do tratamento, independentemente da quantidade ou tempo de tratamento.

Segundo dados da SBD, o risco de um bebê nascer com má-formação congênita por influência do Roacutan chega a 30%. Há também o risco elevado de aborto espontâneo. Dessa forma, mesmo para mulheres com histórico de infertilidade ou que dizem não apresentar atividade sexual, o uso de medidas contraceptivas eficazes são necessárias durante a administração da isotretinoína.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Medicamentos como o Roacutan só devem ser utilizados quando receitados pelo médico. Quando o paciente for adolescente, os pais ou responsáveis devem estar cientes do tratamento. Além disso, esses também precisam estar atentos aos riscos que as "manias" divulgadas nas redes sociais podem oferecer à saúde dos filhos.

Em função da pandemia, os desafios online aumentaram drasticamente, de modo que prestar atenção ao comportamento dos filhos e identificar possíveis sinais é necessário para evitar perigos mais graves.