luciana perguntou:

Como prevenir a acne?

  • Respondido em 14/04/2014
    Dra. Natalia Cymrot Dermatologia - CRM 84332/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Para para prevenir a acne deve-se evitar usar produtos oleosos na face, como óleos, hidratantes e protetores solares oleosos. Deve-se sempre utilizar produtos prescritos pelo dermatologista, mais adequados as peles oleosas e acneicas.
    A alimentação pode influenciar, em alguns casos, piorando a acne quando há ingestão de leite, alimentos gordurosos e de alto índice glicêmico (carboidratos).
    Alterações hormonais podem causar acne também, bem como alguns medicamentos como corticosteróides, iodo, lítio, vitaminas do complexo b, e outros.
     

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 15/04/2014
    Dr. Marcelo Brollo Dermatologia - CRM 807699/RJ
    Olá,

    A acne é uma doença que afeta 80% das pessoas, e na maioria das vezes não há uma causa externa evitável.
    Porém, em algumas situações, conseguimos prevenir o surgimento ou atenuar a intensidade da acne já existente. Seguem algumas dicas:
    - Evitar o uso de cosméticos de baixa qualidade, sobretudo os oleosos
    - Evitar o consumo excessivo de carboidratos
    - Evitar uso de anabolizantes e pró-hormônios
    - Algumas pessoas são sensíveis as vitaminas do complexo B, evoluindo com o surgimento ou piora da acne. Portando para aqueles que buscam otimizar o tratamento da doença, deve-se evitar suplementos que contenham esta vitamina (por exemplo, ZMA e algumas marcas de Whey Protein)
    - Manter a pele higienizada (limpeza com sabonetes específicos 3x ao dia basta na maioria dos casos)
    - Evitar consumo exagerado de leite animal.
    - Pacientes com distúrbios hormonais deve iniciar o tratamento o quanto antes. O distúrbio mais comum é a síndrome dos ovários policísticos, que é tratada com pílulas anticoncepcionais e outras medicações.

    PUBLICIDADE