Cabelos cacheados: penteados, cortes e dicas de tratamentos

Entenda melhor as vantagens desse tipo de cabelo e confira os melhores tipos de produtos

Cabelos cacheados são os mais comuns entre as brasileiras. Mesmo assim, muitas preferem alisá-los, por acharem mais fácil de cuidar. De fato, os fios têm uma estrutura completamente diferente dos cabelos lisos, o que pede cuidados muito específicos.

Esse tipo de cabelo tem mais volume e ficam bem com diversos tipos de penteados. Além disso, pessoas com esse tipo de fio dificilmente tem cabelos oleosos. Muito pelo contrário, eles costumam ser mais secos no comprimento, pedindo cuidados de hidratação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outra vantagem é não precisar penteá-los todos os dias. Inclusive, fazer isso pode aumentar a quebra dos fios, além de fazê-los perder a forma.

Penteados para cabelos cacheados

Cabelos cacheados podem ser estilizados de diversas formas, aproveitando as ondas naturais para fazer um efeito bonito! Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso fazer escova antes para só depois enrolar o cabelo, você pode (e deve!) aproveitar a textura e o volume deles nos penteados.

Quer algumas ideias? Veja alguns exemplos de penteados para cabelos cacheados em nossa galeria.

Guia de cuidados para cabelos cacheados

Não adianta querer cuidar deste tipo de cabelo como se eles fossem lisos! Veja a seguir como executar cada etapa dos cuidados diários com esse tipo de cabelo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cachos - Foto: Shutterstock
Cachos - Foto: Shutterstock

1 - Como secar os cabelos cacheados

A secagem deve ser feita com cuidado. Toalhas felpudas podem causar atrito nos fios, podendo causar quebras. Até porque, qualquer tipo de cabelo quando está molhado fica mais elástico, ou seja, mais propenso a se partir ao meio.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O ideal, ao sair do banho, e é usar um pano de algodão para secar os fios, apenas apertando os fios e retirando o excesso de umidade, mas sem friccionar. Amassar os cabelos durante esse processo ajuda a modelar melhor os cachos.

Depois dessa etapa, muitos especialistas preferem a secagem natural, usando um creme para modelagem de longa duração. Mas, se você tem pressa, pode usar um secador para ajudar, mas sempre com o difusor.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ele é como uma boca maior para o secador, que permite com que o ar quente se distribua mais uniformemente pelos fios.

O primeiro passo é passar um leave-in nos fios, o que potencializa os benefícios do difusor. Defina os cachos com os dedos e só depois, ligue o secador e coloque os cabelos apoiados no aparelho, tentando colocar o máximo possível de volume de uma vez. Não esqueça de mover o aparelho para cima e para baixo, amassando os fios.

2 - Como desembaraçar os cabelos cacheados

O ideal é não desembaraçar os cabelos cacheados com pentes, preferindo usar cremes e passar os dedos nos fios, tirando os principais nós dessa forma. O uso de pentes só está liberado quando os cabelos estão molhados, mas prefira os que tem dentes mais largos, que causam menos danos aos fios.

3 - Quais os cuidados para tingir cabelos cacheados?

De acordo com a tricologista, Joana D'arc é preciso, preferencialmente, usar uma coloração de qualidade e intensificar a hidratação para amenizar os efeitos da química nos fios e repor os nutrientes perdidos, como a queratina.

As máscaras capilares também surtem bons resultados, que restauram e revitalizam o brilho e a umidade deles.

"Dependendo dos danos, em alguns casos é indicada a aplicação do laser capilar, que trata profundamente problemas como, queda, ressecamento intenso entre outros", indica.

4 - Qual o melhor finalizador para cabelos cacheados: óleo ou creme para pentear?

Tanto óleos quanto cremes são bem vindos, segundo a tricologista. O diferencial está na quantidade e qualidade das substâncias hidratantes, para que não haja sobrecarga de produto sobre os fios e assim fiquem opacos e grudados, ao invés de brilhosos e desembaraçados. Em geral, os cabelos mais ressecados podem se beneficiar mais com uso dos óleos, já cabelos mais finos ficam melhores com cremes.

5 - Como lavar os cabelos cacheados

Ao lavar os cabelos cacheados, é importante priorizar a lavagem com shampoo no couro cabeludo, que pode acumular a oleosidade, já que ela não se espalha ao longo dos fios.

Uma boa dica é só deixar o shampoo entrar em contato com o comprimento dos fios quando estiver enxaguando os cabelos, assim ele agredirá menos os fios.

"O ideal é realizar uma avaliação com um médico tricologista para analisar os produtos apropriados e evitar aqueles que possuem agentes e componentes que comprometem a oleosidade e hidratação natural dos fios", afirma Joana D'arc.

Os cabelos cacheados podem ser lavados menos vezes sem danos ao fio. Inclusive, lavar todos os dias pode enfraquecer mais os cabelos. Mas isso não é uma regra, e muitas mulheres podem preferir lavá-los todos os dias, para modelá-los melhor.

Inverno: cuidados redobrados

Na estação do outono-inverno, quando as temperaturas são mais baixas e predomina o ar seco, os cabelos cacheados geralmente sofrem mais ainda com o ressecamento. Normalmente os cacheados, por causa dos caracóis e cachos, a oleosidade do couro cabeludo não chega até as pontas.

Cabelos volumosos: saiba como lidar com os fios secos

Isso implica em uma raiz muitas vezes oleosa e com pontas secas e quebradiças. A proteção dos fios deve se iniciar na hora de lavá-los, evitando a água muito quente, que os resseca e remove a camada de proteção natural. A temperatura ideal da água para lavar os cabelos é de 22 graus.

Segundo a tricologista Joana D'arc, é essencial fazer o uso de filtro solar capilar para proteger os fios, isso porque eles protegem contra a ação dos raios ultravioletas, presentes também nesta época do ano, e que evitam o envelhecimento capilar. Além disso, procure não abusar de chapinhas ou secadores, que aumenta o ressecamento.

Cosméticos indicados para cabelos cacheados

Cabelo cacheado - Foto: Shutterstock
Cabelo cacheado - Foto: Shutterstock

Cabelos cacheados precisam de produtos pensados para suas características. Por exemplo, os cabelos cacheados tendem a ser mais secos nas pontas, pedindo o uso de produtos hidratantes e relaxantes, com ativos como:

Esses produtos aumentam a maciez do fio, além de trazem mais brilho e ajudar a abrir os cachos, tornando-os mais definidos e maiores.

Além disso, os leave-ins são os melhores amigos de quem tem esse tipo de cabelo: eles ajudam a tornar os fios mais maleáveis na hora de desembaraçar e também os protegem os fios.

Atualmente, existem ótimos finalizadores para cabelos cacheados, que conseguem reunir a função de controlar o frizz e suavizar a perda de volume.

"Devemos ter muito cuidado com fórmulas caseiras por causa do pH dos cabelos. Mesmo sendo frutas ou até mesmo óleos com propriedades sabidamente hidratantes, a grande maioria quando "in natura", pode provocar ressecamento e queimadura dos fios e no couro cabeludo, além de reações alérgicas ou dermatites de contato", revela a tricologista.

Produtos naturais para cuidar de cabelos cacheados em casa

Além dos cosméticos que você pode encontrar no mercado ou farmácias, é possível também fazer uma hidratação em casa. Quem tem cabelos cacheados pode encontrar ainda mais benefícios, já que a característica dos fios faz com que a oleosidade não se espalhe de forma uniforme, tornando suas pontas secas. Veja a seguir quais ingredientes realmente funcionam e como eles agem:

1. Babosa

De acordo com a dermatologista Valéria Campos, a babosa (cujo nome científico é Aloe vera) é uma excelente hidratante, o que pode beneficiar os cabelos. É interessante usá-la nos fios com outros ingredientes desta lista.

2. Óleo de coco

Quando pensamos em óleos para hidratar cabelos, o óleo de coco é o campeão da hidratação caseira. "Ele nutre profundamente os fios, mais do que muitos outros óleos) e apresenta gorduras, proteínas, vitaminas E e K, ferro e o aclamado ácido láurico", enumera o especialista.

3. Abacate

O abacate é um dos queridinhos das cacheadas que gostam de fazer hidratação caseira dos cabelos. "Por possuir gorduras, ele retém a umidade na superfície dos fios, o que reduz a perda de água para o ambiente", considera o dermatologista.

Para completar, as mesmas gorduras e as vitaminas do abacate fortalecem a fibra capilar, deixando o fio mais resistente.

4. Maionese

A maionese também é um ingrediente importante para máscaras de hidratação caseira dos cabelos. "Ela contém gorduras benéficas para os cabelos, vitamina E e proteínas do ovo, proporcionando hidratação e maior resistência capilar contra traumas", considera o dermatologista. No entanto, prefira fazer esta hidratação antes do condicionador, já que a maionese pode deixar um odor forte nos fios.

5. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é comumente adicionado a produtos como condicionadores e máscaras capilares por potencializar a nutrição destes produtos. Por isso ele é um grande aliado da hidratação caseira dos cabelos.

"Ele contém substâncias excelentes, como pectina, aminoácidos, vitaminas, betacaroteno", considera o dermatologista Cristiano Kakihara.

Outra vantagem, de acordo com o especialista, é que o vinagre de maçã tem o pH mais ácido, o que é totalmente compatível com os cabelos e ainda ajuda a reduzir o frizz.

Confira mais dicas para hidratar os cabelos em casa aqui

Cortes para cabelos cacheados

Para ter cachos lindos e com o efeito que você gosta, o corte de cabelo é fundamental! Mas o tipo certo varia conforme o tipo de cabelo cacheado que você tem: a espessura dos cachos, a quantidade de volume... O que você espera do corte também é importante. Confira celebridades, como Taís Araújo e Letícia Sabatella, com cabelos cacheados que mostram ideias de corte que valorizam os cachos.

Cortes de cabelos cacheados - Foto: Getty Images
Cortes de cabelos cacheados - Foto: Getty Images