Nove estratégias para lidar melhor com o estresse

Elaborar um diário e corrigir pensamentos tóxicos reduz o mal-estar provocado por si mesmo

O maior problema de uma pessoa não é o que acontece com ela, e sim como ela lida com esse acontecimento. Pois é, cada um é responsável por si mesmo e você pode ser seu pior inimigo quando o assunto é o estresse e outros problemas psicológicos! "As pessoas que tem tendência a 'catastrofizar', ou seja, ver as coisas de forma muito pior do que realmente são, sofrem mais com os eventos estressantes", comenta a psicóloga clínica Marisa de Abreu, de São Paulo. Portanto, para lidar melhor com o estresse e não agravá-lo, conversamos com os especialistas para reunir algumas dicas. Confira a seguir!

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Saiba identificar as causas

Homem com um alvo nas mãos - Foto: Getty Images
Homem com um alvo nas mãos - Foto: Getty Images

A melhor forma de enfrentar um inimigo é conhecendo-o o máximo possível. O mesmo vale para o estresse ou, no caso, seus gatilhos no nosso dia a dia. "Ao perceber uma situação de estresse que está por vir podemos, quando possível, aprender a dizer 'não' a compromissos que só sobrecarregarão ou nos prepararmos para encarar esses eventos", comenta a psicóloga clínica Marisa de Abreu, de São Paulo.

Porém, nem sempre é simples reconhecer a causa do seu estresse. "As pessoas se acostumaram viver com estresse, faz parte da vida moderna, o que acarreta em um monte de doenças psicossomáticas", considera o psiquiatra Leonard Verea, especialista em Medicina do Trabalho, diretor do Instituto Verea.

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Diferencie o que pode ou não ser resolvido

Quebra-cabeças - Foto: Getty Images
Quebra-cabeças - Foto: Getty Images

Além de entender o que dispara o sentimento de apreensão e medo, é preciso entender o que nós podemos resolver. "Existem três formas de lidar com um problema: solucioná-lo, cair fora ou aprender a viver com ele", ensina Marisa. Se ao analisar com calma você perceber que pode resolvê-lo, basta então traçar a melhor estratégia para isso. Outras situações oferecem chances de saída, como sair de um emprego estressante.

Mas e se não há nenhuma saída e resolução? O segredo é encarar a situação de forma racional, talvez nem tudo nessa questão dependa apenas de você! "Muitas vezes não sabemos o que é responsabilidade nossa e o que é dos outros em um fator estressante, e por isso a situação parece tão difícil", considera Lizandra. Assim, você pode olhar para o problema e entender que sua parte já foi feita, e assim tentar abstrair e não se estressar mais. O que, infelizmente, nem sempre é um processo fácil.

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Escreva um diário

Diário - Foto: Getty Images
Diário - Foto: Getty Images

Pode parecer juvenil, mas relatar os acontecimentos ajuda você a desabafar e aliviar a tensão do acontecimento, como conversar com um amigo. Com ressalvas, é claro: "é preciso tomar cuidado para que o diário não se transforme em uma forma de ruminar e intensificar a raiva e o problema", alerta Marisa de Abreu. Para evitar isso, basta não ficar repetindo esse problema diversas vezes, batendo na mesma tecla e tornando-o uma parte da sua vida eternamente.

Mais do que isso, o diário ajuda você a enxergar a situação sob outra perspectiva. "A medida em que descrevo uma situação, ela sai da visão emocional e passa a ser elaborada de forma racional", raciocina a psicóloga Lizandra Arita. Mas para se conseguir o melhor resultado, é preciso reler o relato quando a cabeça estiver mais fria, para conseguir assim ver possíveis soluções, ou mesmo perceber uma nova dimensão do problema. "O ideal é que se faça um diário e o releia, pelo menos uma vez por semana, para identificar essas causas de estresse", considera o psiquiatra Verea.

Evite pensamentos tóxicos

Executiva pensando mil coisas ao mesmo tempo - Foto: Getty Images
Executiva pensando mil coisas ao mesmo tempo - Foto: Getty Images

O ato de ficar "ruminando" seus problemas e empecilhos é o que a psicologia chama de pensamento tóxico ou disfuncional. "É todo pensamento que repetimos para nós mesmos e nos faz mal de alguma forma", conceitua Lizandra. Eles engrandecem o problema, o que causa uma sensação de impotência perante a situação, como se ela não pudesse ser resolvida. Isso gera quase um ciclo vicioso, já que quanto pior parece a questão, mas a pessoa repete para si mesma que é incapaz.

E como sair disso? O jeito é ter consciência desse tipo de pensamento e assim cortá-lo, ensinando para si mesmo respostas mais positivas! "Isso pode ser feito de forma deliberada, procurando flexibilizar o pensamento; ou através da psicoterapia, em que o psicólogo o ajudará a encontrar novas formas de ver o mesmo panorama", ensina Marisa de Abreu.

Seja mais assertivo

Moça dizendo não - Foto: Getty Images
Moça dizendo não - Foto: Getty Images

Saber como se comunicar de forma clara e objetiva também ajuda. "Saber falar 'não' na hora certa, para a pessoa certa e da forma certa dá muito resultado", considera Marisa. Isso é ser assertivo, saber expor seus sentimentos diretamente. O problema é que quando lidamos com outras pessoas, isso se torna muito mais difícil, pois o emocional se interpõe. Como resultado, geramos em maior quantidade situações ainda mais estressantes.

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A melhor forma de sair disso é pensar antes de falar, para assim organizar seus sentimentos e expor de forma clara o que você precisa ou sente falta. "O que não é algo tão simples, já que quando estamos magoados nossa defesa é magoar de volta, em um looping sem fim", expõe Lizandra. Como no caso do pensamento tóxico, é preciso que alguém corte esse ciclo.

Experimente outra forma de se expressar

Mulher pintando - Foto: Getty Images
Mulher pintando - Foto: Getty Images

Não conseguir se expressar em palavras piora os sentimentos. "Na década de 60 os psiquiatras perceberam que muitos pacientes psicossomáticos mostravam grande dificuldade para falar sobre suas emoções e sentimentos", lembra Leonard Verea. E uma forma de evitar esses descompassos emocionais na comunicação e colocar as emoções para fora é se expressando anteriormente. Uma boa pedida é a arteterapia: "a experiência de se expressar de forma criativa pode despertar emoções positivas e reelaboração de sintomas emocionais", considera o psiquiatra.

A verdade é que desenhar ou pintar é diferente do que falar sobre um problema. "Na arte, não há uma mediação racional, o inconsciente aparece naturalmente, você externa o que te angustia sem pensar", considera Lizandra. Isso se reflete mais na escolha de formas e cores. Assim, fica mais fácil desabafar na tela do que com alguém!

Use e abuse do humor

Mulher rindo - Foto: Getty Images
Mulher rindo - Foto: Getty Images

Rir das situações também ajuda a desestressar! "O riso expressa sentimentos, liberta tensões, oxigena o corpo e desbloqueia a mente. Ele é, afinal, um método curativo", considera o psiquiatra Verea. Tanto que existe a terapia do riso, que usa o bom-humor para combater doenças. No caso do estresse, ele ajuda ao tirar a pessoa de um estado negativo para algo positivo! "Com a repetição do comportamento de riso seu cérebro lhe ofertará o sentimento de alegria", considera a psicóloga Marisa.

Até mesmo alguns tipos de humor, como o sarcasmo e a ironia podem ajudar, desde que não assumam um caráter autodepreciativo. "Ironizar algo que lhe faz mal e tornar isso uma brincadeira, ajuda a lidar melhor com o fato e faz a pessoa se sentir melhor", explica Lizandra. Uma das teorias sobre a risada diz que ela serve para aliviar tensões e energia reprimida, e foi fortemente defendida por Freud, o pai da psicanálise.

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Administre melhor seu tempo

Mulher preocupada com o tempo - Foto: Getty Images
Mulher preocupada com o tempo - Foto: Getty Images

Outro problema do estressado é não conseguir enxergar as situações como um todo, ter a chamada visão panorâmica. "Assim não consegue organizar o que deve ser feito primeiro ou quanto tempo usar em cada tarefa", considera Marisa. A verdade é que uma das questões que aumentam os problemas é justamente não saber como utilizar seu tempo para administrar cada questão, tornando o dia a dia mais caótico. "No trabalho, por exemplo, nem tudo precisa ser feito naquele dia imediatamente, e as pessoas não percebem isso", considera Lizandra. Portanto, ao conversar melhor com o chefe e saber quanto tempo focar em casa tarefa, fica muito mais fácil.

Sono de qualidade

Mulher dormindo profundamente - Foto: Getty Images
Mulher dormindo profundamente - Foto: Getty Images

Quando dormimos, passamos por diversas fases de sono. Uma delas é a fase REM, em que consolidamos a nossa memória. Porém, outros processos importantes ocorrem nesse momento: "durante o dia absorvemos várias informações e à noite organizamos tudo isso na mente, para podermos elaborar nosso emocional também", explica Lizandra Arita. "Quando dormimos superficialmente ou pouco, não atingimos essa fase, e isso piora o estresse e faz com que acordemos mais cansados", conclui a especialista. Nesse tipo de caso, o ideal muitas vezes é procurar um psiquiatra ou especialista em sono, para resolver essas questões do sono.