PUBLICIDADE

Amigo secreto: motivos saudáveis para dar livro, vinho e outros presentes clássicos

Muitas vezes aquele presente comum pode ter benefícios inesperados para o presenteado

Amigo secreto todo ano causa o mesmo drama: qual o melhor presente para dar? E, volta e meia, nos vemos pensando nas mesmas possibilidades: livro, CD, DVD, um hidratante... Mas sabia que esses itens podem fazer bem para a saúde do seu amigo oculto? Veja algumas opções de presentes corriqueiros dessa época e que podem trazer benefícios gigantes para o bem-estar do seu presentado.

Livros

Moça lendo na grama - Foto: Getty Images
Moça lendo na grama - Foto: Getty Images

Se seu amigo adora ler, não há porque pensar duas vezes antes de atacar a livraria, não é mesmo. Mas se na verdade você não sabe muito bem qual o gosto dele, pode levar em conta que ler faz muito bem à saúde. "Ler colabora com atividade cerebral, ao tornar as ondas cerebrais mais lentas, o que ajuda a pessoa a relaxar e estimula também a sua memória", explica o clínico geral Alex Botsaris. Isso ajuda também na recuperação da saúde mental de quem lê, tanto que os livros são utilizados na chamada biblioterapia, em que terapeutas indicam a leitura de determinados títulos para que os pacientes trabalhem seus problemas.

CD

Mulher ouvindo música - Foto: Getty Images
Mulher ouvindo música - Foto: Getty Images

Música também faz bem para corpo e alma! Melodias ajudam a relaxar, e nem precisa ser aquela trilha sonora tranquila, típica de lounges e elevadores. "Cada pessoa relaxa de acordo com o seu estilo de vida e estilo musical, portanto não há problemas em relaxar ouvindo heavy metal, desde que seja o gosto da pessoa", considera o psiquiatra Leonard Verea. Isso porque a música nos transporta para outras sensações, ajudando a esquecer dos problemas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, os bens para o corpo começam pouco a pouco a serem descobertos. "Alguns estudos têm demonstrado os efeitos benéficos da música como terapia coadjuvante no tratamento dos pacientes com doenças cardiovasculares", comenta o cardiologista Hélio Castello, diretor do grupo Angiocardio. Ele cita, por exemplo, uma pesquisa feita na Turquia, em que pacientes recém-operados no coração foram colocados para ouvir suas músicas favoritas por 30 minutos, o que resultou em melhora do oxigênio e redução da sensação de dor.

Jogo de videogame

Controle de videogame - Foto: Getty Images
Controle de videogame - Foto: Getty Images

Se você conhece seu amigo secreto o suficiente para saber se ele gosta de videogames e quais seus tipos favoritos, vale a pena pensar em dar um jogo para ele. "Os videogames podem ajudar no reflexo, atenção, concentração... Aspectos que fogem do conteúdo jogo, mas que mesmo assim ele propícia", expõe o psicólogo Márcio Berber Diz Amadeu, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática (NPPI) da PUC-SP. Normalmente os jogos com maior contexto e complexidade obrigam o jogador a reter mais informações importantes em um curto período de tempo. Já os jogos mais dinâmicos estimulam a toma de decisão, raciocínio e reflexo. Se o seu presentado é uma criança, vale ficar atento a classificação etária do jogo. "Mais do que uma censura, ela mostra se os desafios desses jogos estão na complexidade certa para aquela faixa etária, por isso que os jogos infantis parecem bobinhos quando crescemos", alerta o especialista.

Vinho

Taça de vinho tinto - Foto: Getty Images
Taça de vinho tinto - Foto: Getty Images

Uma garrafa de vinho pode ser um presente bem fino, mas recheado também de saúde. Principalmente se for o tipo tinto, que é rico em um nutriente chamado resveratrol. "Uma das hipóteses para a prevenção de doenças cardíacas seria a de que o vinho tinto atuaria na vasodilatação diminuindo a pressão arterial, além do efeito antioxidante, que previne o depósito de colesterol nos vasos", ensina a nutricionista Fabiana Honda, da PB Consultoria em Nutrição. Além disso, esse nutriente também tem ação anticancerígena, por ser antioxidante, impedindo a atuação dos radicais livres. Porém, o álcool em grandes quantidades pode predispor ao ganho de peso e doenças. Vale presentear seu amigo com um alerta: apenas uma taça por dia garante benefícios sem prejuízos!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chocolate

Chocolate - Foto: Getty Images
Chocolate - Foto: Getty Images

Dar um chocolate não significa que você quer engordar seu amigo secreto. O tipo meio amargo é cheio de benefícios para a saúde, devido a maior quantidade de cacau. "Suas propriedades antioxidantes inibem a oxidação e deposição de colesterol nos vasos, diminuem a inflamação e a pressão arterial contribuindo, assim, para a prevenção de doenças cardiovasculares", enumera a nutricionista Fabiana. O problema é que a maior parte dos brasileiros não gosta muito dessa versão menos doce da iguaria e infelizmente não há muito o que se fazer além de insistir na troca. "Costuma-se dizer que o indivíduo precisa de 8 a 10 exposições a um novo alimento para se acostumar e começar a gostar dele", conta a especialista. Portanto, vale investigar um pouco mais o gosto de seu amigo antes de fazer essa aposta, ou ter esse argumento na ponta da linha, ao comprar uma caixa inteira desse tipo de bombom!

Tênis

Amarrando o tênis - Foto: Getty Images
Amarrando o tênis - Foto: Getty Images

Se você quer incentivar seu amigo a continuar praticando esportes, uma boa ideia é dar um tênis. Mas leve sempre em conta que esporte ele prefere praticar, pois isso influencia no tipo de calçado. "Para corrida o tênis deve priorizar o amortecimento do impacto; no caso do futebol a chuteira precisa dar estabilidade e aderência ao gramado além de permitir um bom controle da bola tanto no chute quanto na sua condução; já quem joga basquete precisa de tênis com cano mais alto para diminuir as chances de torções do tornozelo", lista o médico do esporte Jomar Souza, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercicio e do Esporte (SBMEE).

Ao comprar um tênis para si mesmo, há de se levar em conta o tipo de pisada também... Mas como é muito difícil saber isso sobre seu amigo secreto, vale se preocupar se o tênis é neutro, que se adapta a todos os tipos. "Cada fabricante trás na etiqueta do tênis ou na caixa o modelo e tipo de pisada. Outra maneira é acessar o link do fabricante e pesquisar os modelos para cada tipo de pisada", ensina o especialista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Hidratante

Creme hidratante - Foto: Getty Images
Creme hidratante - Foto: Getty Images

Não desvalorize o bom e velho hidratante, aquele presente ideal para quando você não conhece tão bem sua amiga secreta. "A pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, além de ganhar aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação", alerta a dermatologista Carolina Reato Marçon. Mas cada tipo de pele pede uma hidratação diferenciada. Peles oleosas combinam com loções e géis, já a pele seca tem que ser creme. Se a pele é normal, pode ser recomendada uma loção cremosa, que evita o excesso de oleosidade para essas pessoas. Uma boa pedida é sempre preferir os que contêm fotoproteção, mas verificando se a empresa produtora é confiável.