PUBLICIDADE

Exercite as crianças com Pilates

Má postura, hiperatividade e falta de concentração podem ser combatidas com a atividade

As crianças de hoje vivem em um ambiente acelerado e competitivo. O resultado disso é o estresse, a falta de concentração e a má postura.

A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente à TV ou ao computador e mesmo a quantidade excessiva de atividades são fatores que contribuem para que as crianças adquiram os chamados "maus hábitos" e tenham um ritmo de vida muito exigente.

Perdem com isso a postura e a saúde das crianças de hoje e dos adultos de amanhã. A concentração, a respiração, o controle, o alinhamento, a precisão, a fluência, o ritmo, o "centramento" e o compromisso com o corpo todo, elementos fundamentais para a vida das crianças e adolescentes, são a base de todos os exercícios de Pilates.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O método proporciona a cada criança, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa, além da consequente percepção do espaço que o outro ocupa. Com isso, os pequenos ganham consciência ampla e aprendem a respeitar as possibilidades e os limites próprios e dos outros.

"Entre os benefícios para as crianças que praticam o Pilates, estão a organização do sistema locomotor e a melhora da postura".

O conteúdo trabalhado precisa ter um sentido para que as crianças o assimilem e o transformem em conhecimento. É preciso estabelecer identidade e conexões entre as aulas de Pilates e o universo no qual as crianças estão inseridas, para que, com base nisso, elas percebam os benefícios da boa postura, da concentração e da respiração correta.

Dessa maneira, elas transformarão o conceito em atitude e procedimento. A utilização de alguns acessórios, como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia-lua, entre outros, responde pelo aspecto lúdico do Pilates, que desafia, desperta e estimula as crianças.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os equipamentos também podem ser adaptados para elas e, certos objetos, como caixas de diversos tamanhos ou almofadas, são assistentes muito úteis nas aulas. Os exercícios progridem respeitando o limite de cada criança.

"É preciso estabelecer identidade e conexões entre as aulas de Pilates e o universo no qual as crianças estão inseridas".

Entre os benefícios para as crianças que praticam o Pilates estão a organização do sistema locomotor e a melhora da postura, da concentração, do humor, do sono, da circulação sanguínea e energética, da digestão, do tônus e da flexibilidade.

Para que o trabalho seja frutífero e estimulante e para que garanta a excelência do aprendizado e a qualidade na execução dos exercícios, o ideal é praticar o Pilates duas vezes por semana, em sessões de uma hora.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A universalização do Pilates

O sonho de levar o Pilates à população infanto-juvenil já não está mais tão distante e com ele se fortalece uma crença pessoal antiga, a de que o Pilates é e será uma revolução mundial pacífica. O objetivo do projeto "Pilates para Crianças", em fase de desenvolvimento e implantação pela academia Physio Pilates, em Salvador, em parceria com a educadora Mayra Nascimento, é atender crianças a partir de oito anos. A ideia central é adaptar às crianças o repertório de exercícios de Pilates, tanto os de solo como os realizados nos equipamentos específicos do método.

Além desses exercícios, foram incluídos movimentos e brincadeiras que já pertencem ao mundo infantil e particular de cada uma das crianças, como cambalhotas, trilhas sobre objetos que desafiam o equilíbrio, jogos com bolas de diversos tamanhos e até passos de dança (quando isso faz parte da experiência da criança), sempre fundamentados nos princípios do método.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Num futuro breve, será desenvolvido um novo projeto, formatado para crianças menores. Dessa maneira, com responsabilidade e excelência, ampliamos para o universo infantil os benefícios da prática de Pilates.

Mais sobre o Pilates

Desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, o Pilates é um método conhecido por proporcionar bem-estar físico e mental aos seus praticantes. A técnica, realizada com o auxilio de aparelhos e acessórios simples, como bolas e faixas elásticas, desenvolve músculos fortes, alongados e mais flexíveis.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)