PUBLICIDADE

Como se livrar do medo que paralisa?

Entenda o que causa esse tipo de pavor e como solucionar esse problema

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você sente medo? Tem preocupação excessiva com algo? Sente medo tão intenso que chega a paralisar você de tomar uma ação? O medo é um estado emocional que foca a atenção em um determinado ponto com o intuito de afastá-lo do objeto fóbico para total proteção. É um movimento de alerta e consciência do perigo. É também uma preocupação, ansiedade e agitação mental.

Quem sente medo tem verdadeiro pavor daquilo que pode lhe causar uma grande ameaça, evita a todo custo aquilo que pode lhe fazer mal. Esse sentimento ruim é um mecanismo de proteção. O mal-estar é tão grande que funciona para afastar a pessoa do que poderia lhe causar algum dano. O grande problema é que, normalmente, esse ?sistema de proteção? está desregulado, por assim dizer, e a pessoa quer se livrar desse medo para poder lidar normalmente com o objeto ou situação fóbica.

O medo não é só mental, são reais as alterações no corpo também. Uma vez experimentado esse estado negativo, que é bem forte, o corpo reage com a liberação de hormônios ligados ao estresse ( e cortisol) com intuito de proteção, preparando o indivíduo para lutar ou fugir. Só que nesse estado de total tensão, algumas pessoas não conseguem sair do lugar e vivem o chamado "medo que paralisa". É como se pessoa sentisse tamanho medo que não fosse capaz de responder nem para ficar nem para ir embora. Causando um sentimento ainda maior de desconforto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As razões são diversas para cada pessoa sentir medo, por exemplo:

Com relação ao medo que paralisa, o grande problema de viver assim, é a limitação do enfrentamento. A pessoa perde a liberdade de ação e escolha. Quem passa a dominar é o medo e quando a pessoa fica paralisada perde também a autoconfiança, o domínio da situação, perdendo energia e atitude.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para todos os tipos de medo, um bom modelo de conduta é a proteção temporária. Quem sente medo deve, somente num primeiro momento, evitar o confronto com aquilo que lhe causa mal-estar. Enquanto isso, deve fortalecer-se, treinar exercícios de autocontrole, relaxamento, foco de atenção, etc. Logo em seguida, deve tentar, de modo gradual, entrar em contato com aquilo que causa medo sem causar mal-estar. Cria-se um modo, passo a passo, lentamente, de enfrentamento com proteção e cuidado. Existem excelentes técnicas de cura e bem-estar para o medo:

No meu livro "O Segredo Para Vencer o Medo" (Ed. Universo dos Livros), você encontra dicas, orientações e várias estratégias para lidar e vencer o medo de modo geral. Busque solucionar seus medos, a vida fica muito mais leve quando você se torna senhor de si mesmo, dominando e curando o que for preciso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quer mais dicas da psicóloga para enfrentar e superar seus medos? Veja mais aqui