PUBLICIDADE

Dividir bem o tempo é segredo para impor limites aos filhos sem culpa

Psicoterapeuta dá dicas para cuidar da casa,dos filhos e do trabalho sem estresse

Com exceção daquele cuco velho da vovó na parede, o relógio não pára nunca. Todo mundo sabe que ser mãe exige se desdobrar em mil e revelar a cada dia uma nova habilidade. Depois do trabalho, do supermercado, do leva e traz as crianças da escola, do arrumar a casa, de brincar com os filhos, ufa!, você pensa: ainda falta fazer coisa e o dia já passou!Pode ficar calma.

Essa angústia é o mal da mãe moderna, e encontra raízes mais antigas do que se imagina. A mulher moderna assume mais papéis e responsabilidades muitas vezes ditadas pelo consumo, que por sua vez são mecanismos de compensação da sua ausência perante os filhos.

Logo, "quem precisa comprar mais, precisa trabalhar mais", explica o psicoterapeuta Leonardo Fraiman, autor do livro "Caminhos para o Amadurecimento".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas essa mulher que carrega a imagem da mãe leoa, que faz tudo ao mesmo tempo, já começa a questionar seus papéis, ponderar o que vale mesmo a pena e imprimir mais qualidade as atividades que realiza em um determinado espaço de horas. "Ela não vai conseguir ser prefeita em tudo, mas para o desenvolvimento emocional dos filhos, é importante que quando esteja com eles, seja por inteiro", diz Fraiman.

Saber administrar bem o tempo e dividi-lo com a família faz parte de uma vida mais saudável. O primeiro passo é ter disciplina e planejamento. É necessário fazer as crianças cumprirem horários: para acordar, para comer, para fazer a lição, para brincar.

Essa organização de tarefas básicas na vida mãe e filho vai permitir que as outras janelas no dia fiquem mais claras para outros afazeres. "Como eu trabalhava o dia todo e chegava só à noite em casa, acabava aliviando na hora de cobrar a lição dos meninos. Fatalmente eles passaram a render menos na escola e mudei minha atitude. Mas demorei para perceber que mãe boa na maioria das vezes é mãe chata", conta a administradora de empresas Solange Nogueira, 38 anos, de São Paulo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ter tempo para você e ainda assim apoiar os pequenos é o grande dilema da maternidade. Mas é possível flexibilizar horários e adaptar as situações para estar presente. Levar trabalho para casa, por exemplo, é muito comum entre os pais.

Aproveite que seu filho está fazendo a lição escolar para ficar ao lado dele e terminar aquele relatório. "Para as crianças, ver os pais fazendo algo é uma forma de conhecê-los e compreendê-os melhor", ensina Leonardo Fraiman.

Outra forma de multiplicar e melhorar seu tempo é diminuir distâncias em vez de passar muito tempo a caminho dos lugares.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

foto getty images
foto getty images