PUBLICIDADE

Faça o bem: 8 atos de solidariedade que não custam nada e ajudam o próximo

Pequenas gentilezas são capazes de transformar a vida de quem precisa, sem nenhum custo financeiro para quem as pratica

Menina com cachorro no colo - Foto: Shutterstock
Menina com cachorro no colo - Foto: Shutterstock

Solidariedade é muito mais do que uma palavra bonita. Na prática, fazer o bem é algo capaz de transformar o meio e as pessoas que nos cercam. Quando nos colocamos no lugar do outro e tentamos amenizar seu sofrimento, isso gera empatia e tolerância. É o caminho para um mundo melhor.

Participar dessa corrente do bem é muito mais simples do que você imagina. Basta investir em pequenos gestos de apoio no dia a dia para se tornar uma pessoa mais solidária e gentil com os demais. E o melhor: nada disso precisa pesar no bolso.

Veja abaixo maneiras de ajudar o próximo sem gastar nada:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 - Apoiar causas sociais com a ajuda da Visa

Ajudar uma causa ou uma instituição específica é simples, rápido e totalmente gratuito para quem possui um cartão Visa, de qualquer tipo. Basta acessar o site do programa Causas Visa, escolher a causa mais importante para você, informar alguns dados básicos e cadastrar o seu cartão Visa. Ajudar é simples assim. Você pode escolher causas e instituições relacionadas a Animais, Crianças & Adolescentes, Educação & Capacitação, Idosos ou Saúde.

"A partir desse momento, qualquer pagamento, seja online ou presencial, com o cartão de débito, crédito ou pré-pago cadastrado, contabilizará uma doação para a causa ou entidade escolhida. Nenhuma taxa extra é cobrada do cartão do cliente, porque a doação é por conta da Visa. Queremos que todo brasileiro se torne um doador", explica Taciana Lopes, diretora de Consumer Marketing da Visa.

A campanha rompe barreiras que, no passado, desencorajavam o apoio a causas sociais que sensibilizam os brasileiros. Falta de tempo, recursos financeiros e confiança no destino das doações deixaram de ser problema com o Causas Visa, como afirma Taciana Lopes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Todo o processo é operado pela Visa, sem dor de cabeça para o consumidor. A ideia é que o consumidor aproveite para usar o cartão até mesmo em transações de baixo valor, que seriam feitas em dinheiro, por exemplo. Com isso, ele gera mais doações para a causa escolhida.

No site da Visa, também é possível conferir informações sobre as instituições beneficiadas pelo programa, bem como o montante de doações que as causas já receberam. Todas passaram por uma seleção rigorosa da empresa com base em critérios de Gestão e Transparência de organismos nacionais e internacionais, como o Selo Doar. Pode confiar e solidarizar de olhos fechados.

2 - Incentivar alguém a largar um vício

Deixar hábitos e vícios pouco saudáveis no passado não é tarefa simples. É algo que afeta o humor, a autoestima e a confiança na decisão, abrindo espaço para as temidas recaídas. Nesses casos, apoio faz toda a diferença na vida de quem está lutando contra algum vício.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É aí que a solidariedade entra em jogo. Palavras de apoio e gestos de respeito com quem está tentando largar um hábito prejudicial são fundamentais durante o processo. Não é nada complicado: se um amigo parou de fumar, evite levá-lo em ambientes que tenham muitas pessoas fumando, por exemplo. É um gesto simples e gentil que pode mudar a vida de um ex-fumante, como neste caso.

3 - Ofereça seu lugar para quem precisa

Assentos livres no transporte público são uma tentação para quem enfrenta uma rotina de trabalho pesada. Ainda assim, algumas pessoas precisam deste conforto mais do que outras. Por isso, não pense duas vezes antes de ceder o seu lugar no ônibus ou no metrô a quem precisa, mesmo que essa pessoa não seja preferencial.

Além de fazer o bem, o gesto solidário tem efeitos positivos no corpo. Ficar em pé alivia a tensão dos músculos do quadril e da coluna lombar, já que as vértebras ficam menos comprimidas. O resultado é uma postura mais confortável e alinhada, além do coração em harmonia com a gentileza. Se você está saudável e pode ceder seu lugar, é uma ótima oportunidade de ser solidário.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4 - Doe coisas que estão paradas em casa

Móveis, roupas, sapatos, utensílios domésticos. Todo mundo tem uma coisa ou outra que já não é aproveitada da melhor forma há algum tempo. Que tal poupar espaço doando aquilo que não serve mais a quem realmente precisa? Dessa forma, você deixa a casa mais organizada e ainda consegue ajudar pessoas que vivem em situações de extrema necessidade, sem gastar nada.

5 - Seja um doador de sangue

Esse é um gesto que, além de ser solidário, pode salvar muitas vidas. A quantidade retirada do doador, apesar de ser muito pequena, fica disponível nos bancos de doação dos hospitais para atender pacientes em situações de emergência, como acidentes, cirurgias ou doenças graves. Uma única doação pode salvar até quatro vidas!

Não esqueça de conferir os requisitos e os impedimentos para a doação de sangue antes de ir ao posto de coleta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

6 - Ajude pessoas com algum tipo de deficiência

Para alguns, entrar na estação de metrô e encontrar o sentido certo para casa é algo extremamente simples. Para uma pessoa com deficiência visual, porém, pode ser um desafio. Uma dica de solidariedade que faz bem e não custa nada é se dispor a ajudar quem tem algum tipo de deficiência ou dificuldade e precisa de auxílio para seguir seu caminho.

Um apoio para caminhar ou aquela ajuda para atravessar a rua são atitudes que fazem toda a diferença e não demandam muito tempo. Tenha isso em mente quando estiver indo ou voltando do trabalho, por exemplo.

7 - Ofereça um ombro amigo para quem precisa

Conhece alguém que está passando por dificuldades? Talvez a pessoa só precise desabafar um pouco. Saber que o outro está disponível e interessado em nossos problemas é, de certa forma, um grande alívio. Faz pensar que não estamos sozinhos, que temos força e apoio para vencer as adversidades.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Você, que se dispõe a ouvir e trocar algumas palavras de afeto, se sente melhor e, de quebra, dá uma força para aquele amigo que está passando por uma tempestade.

8 - Comece atividade física com quem precisa

É muito mais fácil transformar a rotina - e a vida, de uma forma geral - quando amigos e pessoas queridas que estão ao redor se engajam na mudança. Exercícios físicos em turma são um bom exemplo disso. O gesto solidário traz entusiasmo e garante mais qualidade aos treinos físicos, já que os praticantes faltam menos. Para não gastar, você e seus amigos podem escolher fazer uma caminhada leve em um parque ou praça próximos de casa. Exercícios transformam a vida, melhorando desde a qualidade do sono até sua autoestima.