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Como assumir o controle sobre as próprias lembranças e viver mais tranquilamente

A mente inconsciente busca sempre um modo de fazer o melhor para nós, mesmo que seja de um modo "estranho" trazendo problemas do passado

Quem sofre no presente costuma associar esse desconforto e dor a problemas do passado. As ideias, lembranças e memórias de algo ruim vivido acabam reverberando na mente da pessoa, de tal modo que desviam por completo a energia de bem estar. Isso leva a um desgaste e sofrimento.

Alguns pensamentos são recorrentes, quase compulsivos, mas outros surgem, quase que sem sentido e atrapalham nosso andamento do dia. Os sentimentos ficam bagunçados e as ideias confusas. Esse descontrole gera ansiedade e tristeza.

A mente inconsciente busca sempre um modo de fazer o melhor para nós, mesmo que seja de um modo "estranho" trazendo problemas do passado. As lembranças são chaves de sabedoria, aprendizado e vivências. Se entendermos a fundo a intenção é bem provável que haja uma ideia de proteção, de defesa. As vezes, ao trazer à tona um problema é um modo de buscar soluções que evitem vivenciar algo parecido com esse passado ruim. Quem sofreu um dia pode ter ideias que se repetem sobre o fato para de algum modo buscar caminhos de fuga, alternativas e novas escolhas.

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O grande problema para mente humana é a sensação de descontrole emocional e da percepção que essas ideias passadas entram como surpresas ruins. Esse tipo de pensamento intruso, invasivo e não saudável faz parte da vida. Ainda que não parece bom e não é, isso é normal, faz parte da vida. E o segredo aqui é saber administrá-lo.

Administrar as ideias é fundamental, ao invés de tentar a todo custo calar essa voz interna. O que se deve fazer em primeiro lugar é aceitar que há uma intenção positiva para isso. Temos dentro de um nós um senso maior de proteção. Temos sempre a intenção de fazer o bem a nós mesmo, ainda que o resultado final não seja satisfatório.

Distrair a mente, respirar profundamente, meditar, investir o tempo em lazer e bons companhias é importante. Mas tem outra atividades com melhores resultados. Uma tarefa muito útil é listar os problemas que surgem de forma recorrente na mente. E, então, escrever como solucioná-los ou mesmo como evitá-los. A mente precisa de um desfecho para que a que as ideias se acalme dentre de si. A distração é necessária para tirar alguém da dor maior, mas resolver as ideias é o melhor caminho.

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Esse processo pode ser feito individualmente ou se necessário através de tratamento emocional. Sessões de psicoterapia são ricas e úteis nesse processo de contribuir para ajudar o cliente a entender as intenções positivas de pensamentos negativos passados. A vida pode e deve ser vivida de forma mais leve e durante as sessões para tratamento o psicoterapeuta vai ajudar nesse caminho de administração, compreensão e libertação de um diálogo interno pouco produtivo. Técnicas como:

São importantes para o processo de auto percepção, auto conhecimento e mudanças emocionais. Por isso, invista em você. Dedique um tempo para compreensão do que está acontecendo na sua mente e se necessário contrate um profissional para lhe ajudar no que for preciso. Sucesso naquilo que busca e até breve!

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