Convívio social e lazer: 5 cuidados que garantem qualidade de vida para idosos | Minha Vida
PUBLICIDADE

Convívio social e lazer: 5 cuidados que garantem qualidade de vida para idosos

Hábitos da rotina e infraestrutura adaptada garantem mais autonomia em idades avançada

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil terá mais idosos do que crianças até 2039. O primeiro Estado a atingir a inversão da pirâmide etária será o Rio Grande do Sul, que é um exemplo atual do fenômeno: o Estado possui a maior população acima dos 60 anos no Brasil, com um total de aproximadamente 1,8 milhão de pessoas, segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Apesar dos temores que a acompanham, essa é uma etapa com muitos aprendizados e oportunidades, que não se esgotam com o avanço dos anos, muito pelo contrário. O sucesso depende de planejamento, boas escolhas, cuidados com a saúde, infraestrutura adequada e capacidade de adaptação, principalmente. O incentivo da família também é fator determinante para que pessoas idosas se sintam no controle da própria vida, sem temer o envelhecimento.

Vale lembrar os aspectos positivos dessa fase da vida: é possível descobrir um novo hobby, começar uma atividade física, criar um novo círculo de amigos e por aí vai. Além de beneficiar a saúde, tais cuidados garantem bem-estar emocional, fundamental para a conquista de uma vida plena e com propósito.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Listamos abaixo medidas, hábitos e cuidados que garantem mais qualidade de vida na terceira idade, que podem ser colocados em prática desde já. Confira:

Convívio social

Muitas pessoas ainda associam o envelhecimento a isolamento social, solidão e adoecimento. Porém, assim como os mais jovens, pessoas idosas também podem desenvolver novos vínculos na terceira idade, basta se permitir e estimular o convívio social. Isso pode ocorrer de muitas formas: em centros de convivência, escolas voltadas para essa faixa etária, como as universidades da terceira idade, entre outros espaços.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Um exemplo é o novo empreendimento da Cyrela Goldsztein, o Vintage Senior Residence, que será localizado no Petrópolis, um bairro nobre de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, cercado por facilidades como restaurantes, supermercados, lojas, praças, bancos e outros serviços. Trata-se de um projeto imobiliário inovador, com infraestrutura completa para quem deseja conquistar autonomia, conforto, qualidade de vida e segurança também na terceira idade.

Na questão do convívio social, por exemplo, o Vintage Senior Residence oferece mais de 15 opções de lazer inclusas no valor do condomínio, como atividades físicas orientadas em grupo, aulas de yoga e pilates, apresentações musicais, oficinas de artesanato e muito mais.

Além disso, toda a estrutura do empreendimento é voltada para a socialização dos condôminos, com espaços de utilização comum, tais como quintal orgânico de ervas e temperos, piscina coberta e aquecida, espaço bistrô, quiosque com churrasqueira, lounge das frutíferas, espaço pet e muito mais.

Quintal Orgânico - espaço de convivência dos moradores - Foto: Divulgação
Quintal Orgânico - espaço de convivência dos moradores - Foto: Divulgação

Infraestrutura segura

Autonomia e independência na terceira idade são conquistas possíveis, desde que acompanhadas por algumas medidas de segurança, principalmente em relação à residência. É fundamental considerar, por exemplo, a instalação de barras de segurança em banheiros e cozinha, retirada de carpetes e manutenção de passagens livres de móveis e outros empecilhos, que atrapalham o caminhar de pessoas idosas pela casa.

Uma infraestrutura adaptada e segura, como a existente nos apartamentos de Vintage Senior Residence, novo empreendimento da Cyrela em Porto Alegre, previne quedas e acidentes. Cada ambiente do novo projeto imobiliário é adaptado e planejado de acordo com as necessidades dos moradores. O espaço conta com piso táctil e antiderrapante, fechaduras digitais, banheiros adaptados, acionamento rápido de emergência, câmeras de monitoramento nas áreas condominiais, entre outros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Care Apartament 42m² - planejado para segurança e independência dos moradores - Foto: Divulgação
Care Apartament 42m² - planejado para segurança e independência dos moradores - Foto: Divulgação

Exercícios físicos

Com o avanço dos anos, o organismo passa por alterações que podem ser compensadas e melhoradas com a prática regular de atividade física, que traz benefícios como melhora do equilíbrio postural, aumento das massas muscular e óssea e diminuição de dores articulares. Ao contrário do que muitos acreditam, não é necessário se transformar em um atleta da noite para o dia para aproveitar as vantagens.

Até mesmo atividades consideradas mais ?leves?, como o pilates, beneficiam corpo e mente de quem está na terceira idade, desde que praticadas regularmente. O pilates, mais especificamente, ajuda na recuperação da força, flexibilidade e resistência, sendo uma ótima opção para quem deseja fortalecer os grupos musculares.

No Vintage Senior Residence, por exemplo, moradores têm à disposição mais de 15 atividades de lazer inclusas no valor do condomínio, como hidroginástica e atividades físicas orientadas em grupos. Também é possível contratar serviços pay per use que incluem massoterapia, dança, fisioterapia e meditação.

Sala Multiuso - o espaço receberá diversas atividades de lazer - Foto: Divulgação
Sala Multiuso - o espaço receberá diversas atividades de lazer - Foto: Divulgação

Gestão de saúde

Uma vida plena e feliz na terceira idade depende também do equilíbrio entre fatores físicos e emocionais. Por isso, além de investir em uma rotina de exercícios, convívio social uma alimentação equilibrada, é importante acompanhar de perto a condição de saúde.

A dica é estar com todos os exames mais importantes em dia, como hemograma e colesterol, TSH, densitometria óssea, colonoscopia, raio-X de tórax, eletrocardiograma, entre outros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para acompanhar de perto o quadro de saúde dos moradores, o empreendimento Vintage Senior Residence oferece uma central de apoio que ajuda a identificar riscos e outros problemas de saúde, além de contar com serviços de emergência médica domiciliar, pela Hospitalar ATS.

Facilidades

A segurança física é extremamente importante para pessoas em idades mais avançadas. Portanto, é preciso contar com algumas facilidades nos arredores de casa e do bairro. O Vintage Senior Residence, por exemplo, possui serviços pay-per-use, como lavanderia, fisioterapia, personal trainer, diarista, beauty care e também auxílio de saúde específico, com pacotes que podem ser "montados" de acordo com o desejo e a necessidade de cada morador.