PUBLICIDADE

Ter um pedal debaixo da mesa ajuda funcionários a serem menos sedentários

O sedentarismo no ambiente de trabalho pode levar a doenças como obesidade, diabetes e até câncer

Se você trabalha em escritório ou em frente a um computador, então você provavelmente passa praticamente o dia todo sentado ? só levanta para buscar um café, ir ao banheiro e sair para almoçar. Ao longo dos anos, vários estudos mostraram que o sedentarismo no ambiente de trabalho pode causar uma série de problemas à saúde, mas esta semana pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de tornar a vida dentro de um escritório um pouquinho mais saudável, sem que você precise desviar o foco de seus afazeres.

De acordo com a nova pesquisa, publicada no American Journal of Preventive Medicine, colocar um pedal semelhante ao de uma bicicleta debaixo da mesa ajudou funcionários de empresas a praticarem algum tipo de atividade física enquanto estão trabalhando. Segundo os especialistas, essa simples iniciativa pode ajudar no combate a doenças que são desencadeadas pelo sedentarismo, a exemplo da obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer e ansiedade, ao mesmo tempo em que não prejudica o rendimento dos funcionários.

O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores norte-americanos foi motivado por um outro estudo, também de 2015, que mostrou que aproximadamente metade das mulheres e 40% dos homens que trabalham em escritórios andam menos de 30 minutos, no total, durante todo o expediente. A pesquisa, coordenada pelo Instituto de Saúde Britânico, no Reino Unido, também classificou os profissionais que trabalham de frente para o computador como um dos principais grupos de risco para doenças decorrentes do sedentarismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por essa razão, muitas empresas passaram a inserir a ginástica laboral entre uma das atividades voltadas para seus funcionários. No entanto, o pedal desenvolvido pelos cientistas dos Estados Unidos permite que a prática desses exercícios se estenda durante todo o expediente, levando a uma melhoria ainda maior à saúde dos funcionários.

Durante 16 semanas, os pesquisadores distribuíram os pedais a 27 pessoas com sobrepeso ou obesidade que trabalham em escritórios. Por meio de um mecanismo de monitoramento, eles verificaram que os funcionários pedalaram, em média, 50 minutos por dia durante o período em que estiveram com o pedal debaixo de suas mesas. Eles também receberam e-mails, que eram disparados três vezes por semana, com dicas de como tornar a vida no ambiente de trabalho mais ativa e, portanto, mais saudável.

Após este período, os estudiosos perceberam que aqueles que pedalaram por mais tempo ao longo das 16 semanas foram os que apresentaram maior perda de peso, maior concentração no trabalho e que ficaram doente menos vezes. Depois de concluída a pesquisa, cerca de 70% dos funcionários optaram por continuar com o pedal debaixo de suas mesas, mostrando entusiasmo com as mudanças que a atividade física durante o expediente proporcionaram.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)