PUBLICIDADE

Por que gostamos de ouvir músicas tristes? Ciência explica

Pesquisa descobriu que melodias melancólicas podem ajudar a estabilizar emoções

Escutar uma música que gostamos é uma excelente forma de relaxar o corpo e a mente, podendo inclusive alterar nosso humor. Naqueles dias em que nada parece dar certo, basta colocar uma música triste para que aquela sensação de paz invada nossas veias e instantaneamente tudo começa a ficar bem. Mas por que ouvir músicas tristes nos deixam felizes?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, revelou que ouvir músicas tristes pode melhorar o bem-estar emocional de uma pessoa, além de nos fazer sentir em paz e nostálgicos. A pesquisa foi publicada no jornal "PLOS One".

Para investigação, foram entrevistados 772 participantes que deveriam responder um questionário com perguntas sobre a frequência com que costumam ouvir canções tristes, em que situações e como se sentem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os voluntários revelaram sentir uma série de emoções complexas e positivas ao ouvir uma música triste: paz de espírito, ternura, docilidade, nostalgia, transcendência e encantamento. Além disso, afirmaram que quase sempre recorrem a elas quando se sentem solitários ou com algum problema emocional.

"Para muitos indivíduos, ouvir músicas tristes pode mesmo gerar efeitos emocionais benéficos. Músicas que evoquem tristeza podem ser apreciadas não apenas por sua estética, por sua recompensa abstrata, mas também por cumprirem um papel para o bem-estar, provendo consolo e também regulando as emoções negativas", comentou a psicóloga e autora do estudo Liila Taruffi

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com os resultados, os autores constataram que ver a infelicidade expressada em músicas pode aliviar a "dor" de diversas pessoas. Além disso, eles também descobriram que músicas tristes tem efeitos prazerosos e podem estimular as pessoas a expressar suas emoções.

Alguns dos títulos mais populares escolhidos pelos indivíduos foram: Beethoven - Moonlight Sonata; Ah Bing composer - Moon Reflected in the Second Spring; Samuel Barber - Adagio for Strings. E para você qual a melhor música para ouvir quando a triste bate?