PUBLICIDADE

Pessoas depressivas têm dificuldades em lembrar de situações positivas, diz estudo

A depressão potencializa os aspectos negativos de uma experiência, ofuscando perspectivas otimistas

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Diante de momentos tristes, pode ser uma tarefa difìcil atentar-se aos aspectos positivos de nossas vidas. Isto porque nossa percepção é modificada por nossas angústias e melancolia, e só conseguimos recuperar o otimismo no momento em que superamos o que nos aflige. Mas esta não é uma realidade para pessoas com depressão. Elas vivem em um estado de mente em que não é possível escapar de uma visão pessimista sobre as coisas, e muitas vezes, torna-se impossível lembrar das coisas boas. É o que reitera um novo estudo publicado pelo periódico Behavior Therapy and Experimental Psychiatry.

O método utilizado para se chegar nos resultados consistia na separação de dois grupos de pessoas: com depressão e sem depressão. Estes dois grupos brincaram com um jogo de computador que os fornecia informações positivas e negativas sobre determinados assuntos. Pessoas sem depressão eram capazes de memorizar ambas informações, porém o grupo com depressão apresentaram dificuldade em absorver as informações positivas, enquanto as negativas foram aprendidas sem maiores obstáculos.

"Pessoas depressivas tendem a lembrar as situações ruins de uma experiência, mas não as boas que aconteceram na mesma época", afirma Dr. Conklin, autor do estudo. Um exemplo, é que pessoas deprimidas que iniciam uma série de exercícios físicos, vão focar principalmente nas dores que irão ter, mas não nos resultados que isto irá trazer.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É necessário um esforço especial para estas pessoas notarem que há algo de positivo no que estão fazendo. Pessoas sem depressão conseguem notar essas coisas quase automaticamente. "Os terapêutas devem focar em ajudar seus pacientes à enxergar os aspectos positivos de suas vidas", afirma Dr Strunk, coautor do estudo.

Como você pode tirar o foco da negatividade

Caso tenha depressão, a melhor maneira de tratar a condição é com o acompanhamento de um especialista. Mas não apenas as pessoas com depressão podem ter dificuldades em serem otimistas, e para lhe ajudar nos momentos em que seja difícil não tornar sua visão exclusivamente pessimista, a psicóloga Sylvia Sabbato separa algumas dicas:

Procure ter algum momento prazeroso no dia

Ler um livro, andar de bicicleta, assistir um filme ou apenas conversar com alguém que goste, já podem lhe fazer ter um maior apreço pelo seu dia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tenha um momento de serenidade no dia

Um instante de quietude, em que você se concentre apenas em ter uma respiração equilibrada e autocentrada é extremamente importante para acalmar a mente. Tente pensar neste momento em coisas que lhe tragam felicidade.

Você é o artista principal no palco de sua vida

Escolha o papel que quer desempenhar. Você tem a responsabilidade, e acima de tudo, a liberdade para tomar seus próprios rumos, de maneira em que seu bem estar esteja em primeiro lugar.

Não fuja dos aspectos negativos

Ser otimista não significa ter uma visão alterada da realidade, acreditando que tudo dará certo com a força do pensamento positivo, e sim, ter a confiança de que você é capaz de superar seus obstáculos. E para isto, você deve observar seus pontos fracos e aos poucos, ir corrigindo-os. Desta forma, terá uma visão positiva sobre sua força emocional, e o pessimismo já não irá agir com a mesma intensidade em sua autoestima.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)