PUBLICIDADE

Como reduzir o estresse? Ouvir ASMR é opção

Pesquisa aponta que 37% das pessoas utilizam o método para reduzir o estresse do cotidiano

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Atualmente, o estresse é um sintoma muito comum presente no cotidiano de diversas pessoas, seja por uma rotina de trabalho pesada ou situações de angústia e preocupação. Porém, diversas técnicas já são conhecidas para combater o estresse, e uma delas é o ASMR.

De acordo com uma pesquisa global realizada pela Deezer, plataforma de streaming de áudio, 37% das pessoas escutam ASMR para reduzir o estresse. Segundo Craig Richard, especialista e fundador da ASMRUniversity.com, "sentir-se relaxado ao ouvir alguém respirando suave ou sussurrando significa que aquela presença próxima e virtual te traz algum tipo de conforto".

Os sons reproduzidos durante um ASMR trazem sentimentos de conforto, segurança, proximidade e conexão pessoal, explica Richard. E, de acordo com o estudo, esses sons podem aliviar os efeitos mentais e físicos do estresse. "Os gatilhos e as respostas do ASMR são semelhantes aos da oxitocina, geralmente chamada de hormônio do amor. As pessoas podem simplesmente ter diferenças genéticas que influenciam sua resposta à oxitocina", completa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A pesquisa também afirma que 35% dos entrevistados ouvem ASMR por conforto, enquanto 25% escutam para dormir. Além disso, 21% das pessoas utilizam o ASMR para melhorar o humor. 12 mil pessoas ao redor do mundo foram entrevistadas para o levantamento.

O que é ASMR

ASMR é uma sigla para Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em português). É um método de relaxamento relacionado a estímulos sensoriais, geralmente visuais e/ou sonoros.

O ASMR, além de promover calma e concentração, também pode provocar formigamentos ou arrepios pelo corpo. De acordo com o levantamento feito pela Deezer, 25% dos entrevistados experimentam uma reação física ou emocional por segundos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As produções de ASMR vão de sons de objetos a sussurros e vozes baixas. Além disso, também existe a categoria roleplay, que simula situações cotidianas que promovem o relaxamento.

Leia mais

Saúde mental: como espairecer em tempos pandêmicos

27% das crianças apresentam regressão comportamental na pandemia

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)