karina perguntou:

Me sinto sufocada e muito estressada ultimamente. O que posso fazer?

  • Respondido em 03/07/2018
    Dr. Ivan Mario Braun Psiquiatria - CRM 57449/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Sufocamento tem muitos sentidos, desde o metafórico ("as pessoas me sufocam, tiram minha liberdade") até o sufocamento respiratório devido, por exemplo, a problemas no aparelho respiratório.

    Por vezes, a sensação de sufocamento ocorre em condições psiquiátricas, principalmente como sintoma de ansiedade.

    O termo "estressada" não é um termo técnico. Tecnicamente, estresse se refere a circunstâncias que sobrecarregam o organismo, pondo-o sob ameaça constante e, com isto, desencadeando uma série de reações comportamentais e fisiológicas. Existe também o "transtorno de estresse pós-traumático", que ocorre após eventos altamente emocionais como assaltos, estupros, violências em guerras etc.

    Entre não-especialistas, "estresse" frequentemente se refere a pessoas que estão ansiosas, irritadiças, fatigadas.

    Sugiro procurar um psiquiatra. Um bom psiquiatra deve ser também um bom médico e fazer uma boa entrevista incluindo sua parte médica (clínica). Talvez ele(a) vá encaminhar você a um clínico geral para fazer alguns exames.

    Muitos quadros de ansiedade melhoram com medicações, mas nem todos requerem tratamento medicamentoso. Por vezes, a psicoterapia, com psicólogo ou psiquiatra, pode ajudar você a reorganizar sua vida e diminuir o estresse.

    Melhor procurar primeiro um psiquiatra e não um psicólogo, porque psiquiatras são médicos e, se houver necessidade de algum exame ou avaliação médica, estarão em melhores condições de orientar você.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 16/07/2018
    Maris V Botari (Presencial e ONline) Psicologia - CRP 12167/SP
    Olá,

    Bom dia,

    Sugiro que procure ajuda psicológica a fim de detectar as razões do seu estresse, que geral sensação de sufocamenoe.

    Praticar Ioga, exercícios físicos e mindfullness são práticas que também podem ajudar.

    Att.