sonia e mais 16 pessoas perguntaram:

Como fazer para parar de fumar?

  • Respondido em 01/04/2014
    Dr. Persio Ribeiro Gomes de Deus Psiquiatria - CRM 31656/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Primeiramente é necessário querer parar de fumar. Veja bem, não é suficiente estar convencido que precisa parar de fumar, ou achar que é melhor para de fumar; tem que haver a vontade definitiva e inabalável, o desejo de parar de fumar.
    Após essa etapa, , a mais difícil, procurar ajuda com especialistas - a adianto , muitos conseguem e se for o seu caso, você vai consequir

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 14/07/2014
    Gizelle Schmitt Psicologia - CRP 12/11624/SC
    Olá,

    Primeiramente é importante frisar que qualquer pessoa, mesmo aquela que fuma há muitos anos, consegue parar de fumar. Porém, esta é uma tarefa que exige muito esforço pessoal. Isso porque a nicotina, presente no cigarro, ativa as áreas do cérebro ligadas ao prazer. Dessa forma, é importante tentar desassociar o cigarro do prazer, buscando outras atividades prazerosas.
    Para aqueles que fumam há muitos anos, com um grau de dependência alto, recomenda-se não parar de repente, mas ir diminuindo a cada semana a quantidade diária de cigarro. Assim o próprio organismo vai se habituando a ficar sem as substâncias presentes no cigarro. Ocupar-se mais durante o dia, evitar o álcool e a cafeína, praticar uma atividade física de sua preferência também vai fazer com que o desejo de fumar seja menos frequente. Porém, parar de fumar por conta própria pode ser difícil por causa dos sintomas ligados à abstinência da nicotina. Para isso é importante consultar um médico e um psicólogo, para que ambos trabalhem para que o objetivo de parar de fumar seja concretizado . O psicólogo auxiliará principalmente na mudança de crenças e comportamentos que levam ao fumo, pois grande parte dos fumantes costuma recair e voltar a fumar. O acompanhamento psicológico vai ajudar a prevenir recaídas, auxiliar no controle do estresse e na redução da ansiedade, além de trabalhar outras questões que podem surgir no decorrer do processo terapêutico.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 14/07/2014
    Luciana Kotaka Psicologia - CRP 6502-1/PR
    Olá,

    O primeiro passo para parar de fumar é ter desejo, desta forma poderá buscar ajuda com uma especialista em pneumologia ou mesmo psiquiatra que poderá avaliar seu caso e prescrever a melhor medicação.
    Existem outras formas de apoio que tem auxiliado pessoas que querem parar de fumar, como a acupuntura, a hipnose que são técnicas que diminuem a vontade de fumar.
    A terapia nesse processo todo irá dar suporte emocional para que possa sustentar esse novo comportamento de ex fumante.

    Um abraço
    Luciana Kotaka