vitoria perguntou:

É normal não conseguir sentir desejo sexual por uma pessoa, mesmo a amando?

  • Respondido em 08/05/2014
    Luiz Gustavo Gonçalves Canuto Psicanálise e Psicologia - CRP 36620/MG
    Olá,

    Por mais estranho que possa parecer, é mais normal do que se imagina. Suponho, pela sua pergunta, que se refere a um cônjugue ou namorado(a), porque por exemplo consideramos absolutamente normal amar amigos, parentes, etc, e não sentir desejo sexual por eles. Acontece que ainda que nos relacionamentos os impulsos sexuais e afetivos costumem caminhar juntos, esse não é sempre o caso, aí convém, sobretudo porque isso lhe faz uma questão, isto é, tem provocado certo mal-estar, consultar um profissional para que possa conversar sobre o que está acontecendo.

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 08/05/2014
    Raquel Baldo Psicologia - CRP 79518/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    A falta de libido, ou seja, de desejo sexual não está necessariamente ligada ao amor ou a pessoa amada. Normalmente está relacionada com alto índice de estresse, ansiedade, rotina, desânimo ou falta de estímulos e cansaço, além de fatores fisiológicos como deficiências hormonais.
    Então, sim é possível amar alguém e estar com seus desejos sexuais contidos ou recolhidos.

    É uma situação bem delicada e que merece atenção, pois se não for bem compreendida e acolhida pode interferir seriamente na relação ou mesmo gerar baixaestima e insegurança dos envolvidos.

    É preciso entender primeiramente o que está acontecendo?
    É uma perda de desejo por sexo, ou é uma perda de desejo pelo seu parceiro ou sua parceira?

    Na primeira opção Tentar mudar os hábitos de vida, para movimentos mais saudáveis como: alimentação, exercícios e atividades lazer prazerosas tendem a gerar sensação de bem estar, confiança e muitas vezes auxilia muito na retomada da libido. É muito importante também analisar se o sexo do casal não está muito rotineiro, logo precisando de uma renovada de hábitos para maiores estímulos e prazeres. E não deixe de observar a fase de vida que estão passando (atual ou de certo tempo), verifique se há estresse, ansiedade, muitas preocupações, ou muitas interferências externas. Pois problemas com trabalho, finanças, filhos, familia e saúde podem ser grandes causadores desta inibição.
    Não deixe de fazer exames clínicos e confirmar níveis de taxas hormonais, para ajudar a entender se esta falta é unicamente emocional ou não.

    Porém, se está percebendo que sua perda de desejo sexual é por seu parceiro ou sua parceira e sente que possui desejos por outras pessoas. Talvez sua relação esteja precisando de cuidados e atenção. Busque entender porque esta perda de interesse e o que podem fazer para se reencontrar, no sexo. Mas nãos e prenda somente ao sexo, tende entender o que está havendo com o casal conversem bastante e tentem se acolher e compreendet ao invés de apontar falhas.
    Esperar muito do outro, ou seja, ter muita expectativa e não ser atendido é muito frustrante e com o tempo pode ser inibidor de libido.

    Uma ajuda profissional psicológica é sempre bem vinda para ajudar entender o que está havendo, assim como orientar sobre o tratamento.
    Espero ter ajudado
    Atenciosamente

    PUBLICIDADE
  • Respondido em 09/05/2014
    Carolina Papini Psicologia - CRP 101767/SP
    Olá,

    Existe uma desconexão entre o peito (sentimentos do coração) e quadril (sexualidade). A energia biológica, principalmente da região do quadril foi bloqueada. Procure um especialista para que juntos vocês possam entrar em contato com sua historia de vida, saber o porque esta energia precisou de uma repressão e assim caminhar em direção da resolução.