PUBLICIDADE

Em qual período do dia sua disposição é maior?

Faça o teste e descubra em qual horário você rende mais

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Para você, acordar cedo é um sufoco. Mas o seu amigo já está em pleno vigor físico às 6h da manhã? Essa diferença de ritmo tem chama-se cronobiologia, uma ciência que explica como cada pessoa tem uma preferência (e melhor desempenho) por realizar as atividades do dia a dia em um horário determinado por nada menos do que o seu próprio relógio biológico. Assim, quando você precisa fazer alguma atividade fora do seu melhor horário, sua capacidade cognitiva e criativa pode ficar reduzida. Entenda melhor o que isso quer dizer.

Segundo o pesquisador Luiz Menna Barreto, pesquisador de cronobiologia da Universidade de São Paulo (Usp), essa ciência defende que todas as nossas funções sofrem influências de fatores internos e externos, sendo que as mais conhecidas tendem a coincidir com o ciclo dia/noite. Isso quer dizer que nosso relógio biológico é muito influenciado por um período do dia e que, portanto, cada pessoa reage melhor a um determinado horário.

De acordo com os cronotipos, as pessoas podem ser classificadas em matutinas, vespertinas ou intermediárias. "Para entender em qual das categorias você se encaixa, é preciso ficar atento ao período do dia em que você apresenta mais bem-estar e desempenho", ensina o professor Luiz Menna. Para te ajudar, aqui vai um teste para que você saiba se está fazendo corpo mole ou se são as suas atividades que estão em descompasso com o que o seu corpo realmente quer. Confira:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1/8

Você consegue acordar cedo facilmente?

2/8

Como você se sente nas primeiras horas logo após acordar?

3/8

Se você pudesse escolher o seu horário de trabalhar, qual seria?

4/8

Você precisa estudar para um prova. Em qual período se sente melhor para fazer essa atividade?

5/8

Qual dessas estações do ano mais combina com você?

6/8

Em qual horário você costuma dormir?

7/8

No final de semana, você:

8/8

Você vai a uma festa que pretende terminar tarde. Qual das atitudes abaixo é mais familiar para você: