Dra. Flávia Fairbanks, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, responde
O diu aumenta o fluxo sanguíneo e o período menstrual?
O DIU de cobre aumenta a perda sanguínea e o número de dias da menstruação. Enquanto o DIU Mirena não, ele é feito para diminuir o fluxo menstrual e diminuir a concentração da menstruação.
Por que a utilização de diu aumenta o risco de gravidez ectópica?
O DIU protege qualquer forma de gravidez dentro do útero, então, se falhar, a gravidez tem uma chance maior de acontecer na trompa. Não é que ele faz com que haja gravidez na trompa e sim, evita bastante a gravidez dentro do útero, então se acontecer...
[ Continuar lendo ]Olá. Usei o diu por 8 anos e faz 2 que eu tirei. Não consigo engravidar! Quais exames devo fazer pra saber o que está interferindo?
Essa paciente precisa fazer uma investigação completa de infertilidade conjugal. Os primeiros exames que devem ser feitos são o espermograma do marido e para ela uma avaliação hormonal de acordo com a idade que ela estiver, uma histerossalpingografia...
[ Continuar lendo ]O DIU de cobre pode causar um corrimento amarronzado após a menstruação?
Sim, ele pode aumentar um pouco o número de dias da menstruação e no final sair um corrimento amarronzado e é normal, se não tiver nenhum outro sintoma, isso é normal.
Quem tem DIU pode fazer lipocavitação?
Pode ser feito, pois é uma situação bem diferente porém que não tem contraindicação. Sendo avaliado pelo cirurgião plástico para saber se essa paciente está bem no quadro clínico geral.
O que fazer quando se está há 2 meses com DIU, mas a menstruação aumento e está com mau cheiro, além de estar sentindo cólicas e câimbra?
Provavelmente esse DIU deve ser o de cobre, e essa paciente deve ter desenvolvido uma infecção dentro do útero. Ela precisa retornar ao serviço em que foi colocado o DIU, provavelmente vai ser retirado esse DIU e administrado o uso de antibióticos. ...
[ Continuar lendo ]Quem tem HPV pode colocar o DIU de cobre?
Pode colocar o DIU de cobre pois ele ficará dentro do útero e o HPV fica na vagina, na vulva ou no colo do útero. Mas é claro que se existir uma lesão de HPV no colo do útero, ela precisa ser tratada antes da colocação do DIU.
Quem tem ovário policístico e só menstrua quando toma pílula, pode usar o DIU?
Pode usar o DIU, mas ele não vai ajudar a resolver os problemas hormonais da Síndrome de Ovários Policísticos. Ele só servirá, nesse caso, para evitar as gestações, mesmo.
Quem tem varizes uterinas pode usar DIU?
Pode usar o DIU, mas se essas varizes se traduzirem em muita cólica menstrual, que tem muita associação entre varizes pélvicas e cólicas menstruais, aí o DIU de cobre deve ser evitado e deve-se dar preferência para o DIU Mirena.
Uma mulher de 26 anos e com trombose venose profunda extensa deve evitar anticoncepcionais hormonais, até mesmo DIU de Mirena?
Não, ela tem que evitar anticoncepcionais hormonais combinados, ou seja, que são os que contêm também o estrogênio na fórmula. O Mirena não tem estrogênio na fórmula, somente progesterona, então ele pode ser usado. Bem como as pílulas de progesterona...
[ Continuar lendo ]O que fazer para reduzir o corrimento quando se usa DIU?
Essa pergunta é importante pois as pacientes precisam tratar qualquer sinal de corrimento quando tem o DIU para evitar que a infecção suba para o útero. O DIU já aumenta a secreção vaginal, isso é normal e esperado, mas se essa secreção traduzir como...
[ Continuar lendo ]Pessoas com hepatite não devem usar DIU?
Não existe essa relação/restrição ou contraindicação absoluta. É preciso avaliar qual o tipo de hepatite e o grau de comprometimento do fígado.
O que fazer quando se usa DIU hormonal e não se menstrua, mas se sente sintomas de endometriose, como dores?
Precisa ser reavaliado todo caso, pois se o DIU hormonal está sendo tratado para endometriose, ele não está funcionando adequadamente. O caso da paciente precisa ser reavaliado.
Engravidar tendo o DIU dentro útero ainda pode trazer alguma malformação ao bebê?
Não, não existe risco de má formação. Os riscos são abortamento, parto prematuro e ruptura prematura da bolsa.
Esse tipo de calcinha pode ser usada fora do ciclo menstrual, para o corrimento do dia a dia, ou isso pode ser ruim?
Melhor evitar! Assim como os protetores diários, eles devem ser usados somente durante o período inicial ou final do ciclo. Ou em casos específicos em que a paciente esteja com algum tipo de corrimento e passando por tratamento. Durante os dias fora...
[ Continuar lendo ]Se eu tenho algum tipo de dermatite de contato, posso usar uma calcinha absorvente?
É necessário analisar a composição e material utilizado na confecção das calcinhas e verificar se algo nela pode ativar a dermatite. Lembrando, cada caso deve ser analisado e estudado com o médico ginecologista de confiança.
Se eu tenho alergia a absorvente, posso usar uma calcinha absorvente?
Algumas mulheres têm alergia ao material que os absorventes são feitos além do algodão, como poliéster, polietileno, polipropileno, pasta de papel branca, gel absorvente, polipropileno não tecido, polietileno. É necessário analisar o material que ela...
[ Continuar lendo ]Existe algum produto que pode ser passado na pele para evitar a irritação ao usar uma calcinha absorvente ou absorvente externo?
Não existe um produto. O que pode ser feito é a investigação da origem da irritação e troca do produto de acordo com o material que não cause irritação.
Por que é importante lavar essa peça na máquina e não só na mão?
É importante que elas passem pelo processo de centrifugação, para evitar o acúmulo de água na região absorvente, e um possível acúmulo de fungos e bactérias. É necessário também que elas sejam expostas à secagem e guardadas somente após estarem compl...
[ Continuar lendo ]Ficar o dia todo com uma calcinha que absorve a menstruação pode causar alergias?
Sim. Os riscos são os mesmos para quem usa outros tipos de absorvente, interno, externo ou coletores. É importante ter o mesmo cuidado, com troca a cada 3 horas e higienização correta após o uso. A mulher deve evitar ao máximo passar o dia todo sem r...
[ Continuar lendo ]