PUBLICIDADE

Marido de aluguel dá fim aos problemas domésticos

Homens e mulheres, solteiros ou não, se beneficiam do serviço que virou febre

O encanamento que estourou, o chuveiro que queimou, paredes que precisam de retoques e o cachorro que precisa sair de casa para o passeio diário. Para resolver todas essas tarefas e outra lista de atividades há sempre um marido de aluguel. Isso mesmo, o serviço delivery funciona como um disque-pizza, disque-água ou disque-táxi, mas com o nome de disque-marido.

E não é uma exclusividade das mulheres, os homens também podem ter a vida facilitada com o atendimento do profissional. O serviço tira das costas do marido a obrigação do macho provedor que também precisa dar conta dos afazeres domésticos, e livra os solteiros, homens e mulheres, da desvantagem de contar com um parceiro cheio de atributos domésticos.

Marido de aluguel
Marido de aluguel

"Não ter um marido é opção, mas ter que consertar portas e encanamentos é mais complicado. Ligo no disque-marido e digo adeus aos transtornos", diz a atriz Ana Paula Santos, 35 anos. Eficiente e rápido, o aluguel de maridos socorre homens e mulheres, casados ou solteiros, das situações mais adversas e tem ganhado cada vez mais adeptos, mas também não fica livre de preconceitos. "O problema é que homens e mulheres esperam do outro a imagem de ideal da sociedade machista. Quando há uma mudança de funções para a qual os homens não foram preparados, é natural o estranhamento", explica a psicóloga Patrícia Bader.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Muitos maridos preferem que a esposa contrate alguém, para poupá-lo das obrigações domésticas do dia a dia".

Marido oficial x Marido de aluguel

Para alguns homens, perder o posto do macho provedor, que faz de tudo um pouco, para um estranho pode ser frustrante. "Ele pode até não ajudar nas tarefas domésticas, mas na hora em que dá de cara com um marido de aluguel, se sente trocado, substituído. Mesmo que seja para não fazer nada, ele enxerga que o papel de homem da casa é dele e só ele pode ocupar aquele espaço. Chega a ser inconsciente", explica ela.

Por outro lado, conta a psicóloga, muitos maridos preferem que a esposa contrate alguém, para poupá-lo das obrigações domésticas do dia a dia. "Nestes casos, o marido não tem a necessidade de reafirmar o papel do provedor e tem segurança de sua importância na vida da esposa. É uma questão cultural e de personalidade", continua a psicóloga. "Meu marido não se importa, acho até que se sente aliviado por se ver livre de aparar a grama do quintal", conta a dona de casa Maria Júlia, 43 anos, casada há 8 anos com José Luiz.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Solteiros e solteiras em apuros

Mas são os solteiros e solteiras, que moram sozinhos e vivem às voltas com pequenas responsabilidades domésticas, os campeões de ligações no disque-marido. "Independente do sexo, os solteiros procuram muito nossos serviços. Eles ligam desesperados querendo um super-homem para livrá-los do sufoco e geralmente precisam de coisas simples que seriam resolvidas com um pouquinho de tempo e jeito", explica Alexandre Ortega, diretor técnico da empresa Pra que marido. "É uma maneira de manter a casa em ordem sem ter que recorrer aos familiares ou amigos", explica Patrícia.

Marido de aluguel
Marido de aluguel

Eles

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Na maioria dos casos, os homens que nos procuram são casados e trabalham fora o dia inteiro", explica Alexandre. "Como não têm tempo, nos contratam para executar tarefas domésticas masculinas das quais as empregadas não dão conta", continua. "Como elas não podem ou não sabem fazer o serviço mais braçal, entramos em ação", diz Alexandre.

Elas

De acordo com Alexandre Ortega, as mulheres são maioria absoluta entre os clientes do serviço. "Elas acabaram vendo no serviço uma forma de independência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando precisam de ajuda, não precisam pedir a ninguém, basta ligar e contratar o marido de aluguel", continua Alexandre.

Para a psicóloga Patrícia Bader, mais que um apoio doméstico braçal, o marido de aluguel, é um sinal de que os tempos mudaram e de que as mulheres não precisam mais ficar na barra da saia dos homens da sua vida. "Agora, elas são independentes até para resolver as tarefas do universo doméstico consideradas masculinas.

"É importante para a ala feminina ter a liberdade de contar com a presença masculina por vontade, e não por necessidade".

É importante para a ala feminina ter a liberdade de contar com a presença masculina por vontade, e não por necessidade", explica a psicóloga. "O homem ideal que povoa o imaginário feminino é o oposto do marido de aluguel. As mulheres sonham, culturalmente falando, com homens que tragam flores e não com parafusos, mas no fundo no fundo, elas querem proteção, independente do perfil".

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os maridos podem ficar tranquilos. De acordo com Patrícia Bader, o fato da esposa contratar um marido de aluguel não significa, necessariamente, que ela ache o marido acomodado ou descartável. "Muitas vezes, a atitude que incomoda tanto os maridos foi tomada na tentativa de colaborar com a rotina deles para não sobrecarregá-los", diz.