PUBLICIDADE

Papai Noel existe? Como responder essa pergunta para seu filho?

Contar a verdade sobre o bom velhinho, o Coelhinho da Páscoa e essas outras figuras não precisa ser traumático

O que fazer quando nos perguntam se Papai Noel existe? Ou coelho da Páscoa ou a Fada do Dente? Pra que servem esses símbolos tão ricos?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As perguntas sobre a existência um dia irão aparecer, ou porque as crianças estão crescendo, ou pelo contato com outros amigos, que trazem essas questões à tona. É importante que, antes de tudo, possamos entender a função e a importância dessa experiência. O Papai Noel, a Fada do Dente, o Coelhinho da Páscoa... Todos esses "amigos" ensinam às crianças bons valores: como a bondade, a fé, a esperança, a alegria, o sonho, o amor, a alegria de uma surpresa. Aprendem que existe algo a mais, algo que nos conecta a todos, de uma maneira muito amorosa e alegre.

Uma experiência lúdica, uma experiência de fé. Nosso desafio é mostrar para as crianças que essa experiência vive dentro de nossos corações e sim, irá se transformar, mas nunca morrer, desaparecer. Esses símbolos nos ajudam a compreender emoções e sentimentos e nos auxiliam a entrar em contato com o espírito dessas datas que são tão especiais. O espírito da entrega, doação, gratidão, comunhão, do crescimento e do quanto vale a pena crescer.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A criança que vive essa experiência de maneira amorosa e rica, tende a se tornar um adulto que acredita em si mesmo e nesse algo a mais e que assim acredita também na vida. Confia que vale a pena investir em si mesmo e nos outros, nas relações.

Veja como conversar com seu filho sobre existência do Papai Noel e outras figuras

Porém, quando o pensamento lógico a todo vapor surge aos sete a nove anos e começa a entrar em contato com essa experiência, perguntas começam a aparecer. E ai nós ficamos perdidos, sem saber o que fazer. Mas há um caminho mais suave para trilharmos. A primeira coisa é perguntarmos para a criança o que ela acha, assim você terá uma ideia de como esta construção esta se dando. Se ela estiver pronta, é hora de contar a verdade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O ponto mais importante é sabermos que essa verdade não é algo que vem a desmontar algo e sim transformar. A criança perceberá todos esses elementos como grande ajuda na manutenção da fé, da magia de viver, da alegria de viver. E com esses símbolos vivos, perceberá que toda essa emoção já vive dentro de seu coração. A conexão com o nascimento, a transformação, o renascimento, o amor, a paz. Toda essa conexão pode e será mantida. E esses símbolos sempre alegrarão seu coração, exatamente por nos trazerem para essa conexão. A verdade que apenas transforma e traz para ainda mais perto a emoção destes momentos que sempre existirão na vida de todos nós. Momentos que se renovam com as crianças das nossas vidas.

O importante é cuidarmos de onde falamos, mas pensem: se vivemos esses momentos com as crianças isso já aconteceu de um lugar de muito amor e respeito. E se fizemos isso, o fizemos porque nossa criança interna viveu esse momento e ainda vive de alguma forma. Portanto, a verdade que transforma traz a tona o tamanho desse amor e do quanto nossas crianças são tão importantes pra nós. Com as crianças que já sabem a verdade, é possível ver o respeito nos olhos e a alegria de hoje sabendo dessa magia, continuar compartilhando a mesma alegria e amor, o símbolo faz sentido e seu significado segue firme. Desse modo, é possível vermos a criança ainda pedir que seja o papai Noel a entregar o seu presente. E ainda podemos ver uma enorme gratidão por aquele bom velhinho que se veste e contribui para essa noite tão especial.