Banho de balde para bebês: veja os 6 benefícios

O banho de balde torna-se mais prazeroso e permite que a mãe tenha mais no contato com o bebê

O banho de balde é quando o bebê fica imerso na água (tal como o ofurô para adultos), simulando uma volta ao útero materno, que lhe é tão familiar. Os banhos de balde podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê couber no recipiente, geralmente por volta dos 4-6 meses de idade.

Benefícios do banho de balde em bebês

Também conhecido como ?Balde-Ofurô?, esta opção de banho para o bebê oferece:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outra vantagem deste tipo de banho é que, devido sua maior profundidade, leva a uma imersão maior, cercando praticamente todo o corpo do bebê. Por não ser uma tarefa corriqueira, cotidiana e ?obrigatória? como é o banho normal, o banho de balde torna-se mais prazeroso e permite que a mãe se aproxime e tenha mais no contato com o bebê, seja verbal ou pelo toque de mãos e braços.

Como deve ser feito

A imersão no balde deve ser profunda o suficiente para chegar um pouco abaixo dos ombros do bebê, quando sentado. A largura deve ser suficiente para que não lhe permita cair para os lados ou para frente, evitando a aspiração da água.

É extremamente importante que o bebê (jamais!) permaneça sozinho no balde, sem um observador atento, em nenhum momento do banho. A mãe deve estar sempre segurando-o com as mãos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Detalhe: é importante que o bebê seja segurado pelas axilas. Segurá-lo pelos braços ou antebraços pode provocar uma pronação dolorosa, deslocamento de um dos ossos do antebraço e da articulação do cotovelo, que poderá exigir procedimentos posteriores para serem resolvidos.

Como a água quente por si só já é relaxante, não é necessário adicionar ervas, que podem até irritar a delicada pele do bebê.

Condições para o banho

A duração do banho de balde deve ser de 10 a 20 minutos, no máximo; o contato por muito tempo com a água pode agredir a pele do bebê por provocar (por incrível que pareça) desidratação da pele, que ainda não tem maturidade suficiente para manutenção dos líquidos corpóreos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Observe também a temperatura do ambiente: em dias mais frios, pode-se aquecer o ambiente antes do início do banho, até que se atinja uma temperatura nem muito alta nem muito baixa.

Estas são as condições apropriadas se você quiser adotar o banho de balde para seu bebê. Em especial, recomenda-se muita atenção quanto a segurança do bebê. Relate a prática para o pediatra do seu filho antes de adotá-lo. E lembre-se que bom senso, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.