PUBLICIDADE

Deixe sua casa segura para o bebê engatinhar

É preciso ter atenção com mesas de centro, quinas, tomadas, portas e gavetas

O hábito de engatinhar possibilita que o bebê desenvolva habilidades físicas, cognitivas e também explore o ambiente ao seu redor. Geralmente o local em que eles realizam suas primeiras descobertas é em casa.

De acordo com o pediatra e neonatologista André Dutra, da maternidade Pro Matre Paulista, os bebês aprendem a engatinhar entre 7 e 10 meses de idade. "Quando o bebê aprende a engatinhar ele ganha mobilidade e amplia seus horizontes. Com isso, adquire maior liberdade para explorar o ambiente ao seu redor", explica.

Ele alerta, no entanto, que uma vez engatinhando, os riscos de acidente doméstico aumentam. "Nessa hora deve-se rever o ambiente físico de maneira a minimizar esses eventos. É preciso ter atenção com mesas de centro, quinas, tomadas, portas e gavetas. Objetos pequenos e enfeites que podem ser levados à boca devem ficar longe do alcance do bebê", conta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Veja a seguir como tornar sua casa mais segura para o bebê engatinhar:

Deixe o espaço livre

Uma forma segura de possibilitar que o bebê se movimente é deixar o local onde ele vai ficar sem obstáculos ou itens em que ele pode bater e se machucar, caso passe perto. Lembre-se de que ele é um bebê e ainda está desenvolvendo seu senso de direção e isso também inclui o aprendizado de desviar de objetos.

Cubra as tomadas que estão ao alcance do bebê

Quando o bebê começa a engatinhar é preciso tomar cuidado com tomadas que estejam próximas ao chão. De acordo com a ong Criança Segura, bebês exploram os espaços colocando coisas em sua boca. Essa tendência é natural e pode aumentar o risco de levar um choque elétrico, envenenamento ou sufocação. Uma boa forma de protegê-lo é cobrir as tomadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tente não deixar objetos pequenos espalhados pelo chão

Às vezes as coisas caem no chão e não nos lembramos de recolhê-las. Porém, no momento em que os bebês começam a engatinhar, é necessário prestar atenção a esses detalhes. Moedas, comprimidos e pequenos brinquedos podem chamar atenção dos pequenos enquanto engatinham. Para evitar acidentes, certifique-se de que não tem nada que possa ser levado à boca lá.

Proteja as quinas

Móveis com quinas podem ser esteticamente bonitos, mas quando se tem um bebê em casa a segurança fica em primeiro lugar. Como falamos anteriormente, o bebê pode não saber desviar caso encontre um móvel pela frente, e o atrito com quinas pode oferecer perigo a eles. Se você tem móveis pontiagudos, tente colocá-los longe do bebê ou coloque protetores nas superfícies.

Estipule limites

Quem mora em casa com mais de um andar precisa evitar que o bebê se aproxime da escada, caso esteja engatinhando no andar de cima, pois podem ocorrer quedas e acidentes. Se você mora em um local assim, considere colocar grades para limitar o acesso ao local. O mesmo vale para a cozinha ou áreas que tenham armários. Explique ao bebê que, por enquanto, ele não pode explorar esses lugares. Colocar trancas e redes de proteção também contribui para isolar a área.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Proteja os joelhos do bebê

Procure prestar atenção ao chão em que o bebê vai engatinhar. Uma boa pedida é deixá-lo explorar pisos lisos e sem desníveis. Tapetes e carpetes podem irritar a pele do joelho. Colocar um macacão ou calças compridas também ajuda a evitar que a pele fique em contato direto com o chão.