PUBLICIDADE

Como cuidar do cabelo cacheado da sua filha

Confira 7 dicas para manter o cabelo das crianças bonito, hidratado e natural

Há pouco tempo atrás, era extremamente comum encontrar crianças frequentando salões de beleza para realizar procedimentos químicos. Na maioria das vezes, meninas de cabelo naturalmente cacheado ou crespo eram vistas com máscaras e toalhas sob o rosto, com o intuito de aliviar os efeitos causados pela fumaça da progressiva.

Hoje, com o grande crescimento do movimento da beleza natural, essa cena vem se tornando gradualmente menos comum. Mães e pais estão dispostos a aprender como cuidar do cabelo de seus filhos, não escolhendo realizar alisamentos químicos durante a infância.

As escovas progressivas e cremes relaxantes tendem a ser perigosos para as crianças. A grande quantidade de componentes químicos pode causar alterações não somente nos cabelos, como também na saúde, devido ao alto risco de intoxicação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Se o procedimento alisa é porque o produto contém substância que é ou se transforma em formol, cujo vapor é facilmente aspirado, entra em contato com os olhos, e é absorvido. Estas técnicas podem ainda sensibilizar o couro cabeludo e as demais áreas da pele", explica Clarissa Prati, médica dermatologista do Departamento de Dermatologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Os cabelos crespos e cacheados podem ser vistos como mais "trabalhosos", mas tudo o que você precisa é ter ferramentas que te ajudem a cuidar deles de forma fácil e prática. Por isso, separei algumas dicas do que fazer para manter os cachos das crianças bonitos e hidratados.

1- Penteie o cabelo apenas quando molhado

Como o cabelo cacheado possui uma estrutura mais fechada, ao ser penteado seco, os cachos serão destruídos. Além da dor que isso pode causar na criança, o cabelo ainda corre grande risco de se quebrar e ganhar bastante frizz.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2- Utilize um borrifador para arrumar os cachos

Se os cachos perderam a forma ou estão um pouco bagunçados, você pode contar com a ajuda de um borrifador para recuperar o formato dos fios. Após umedecer o cabelo, aplique um pouco de creme e amasse os cachinhos de forma delicada.

3- Faça umectação com óleos vegetais

Umectação é uma ótima ferramenta de nutrição, deixando os fios mais brilhosos e com menos nós. Aplique o óleo vegetal de sua preferência (o óleo de coco é o mais utilizado) e deixe agindo por no mínimo duas horas. Em seguida, enxague e finalize como de costume.

4- Divida o cabelo em 4 mechas antes de desembaraçar

Separar o cabelo ajuda na hora de pentear os fios sem danificá-los, além de facilitar o processo, não causando dor ou incômodo para a criança.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

5- Escolha um pente com dentes largos

Pentes com cerdas finas são mais difíceis de manusear em cabelos cacheados, causando quebra e nós. Invista em um pente mais largo e, preferencialmente, de madeira, pois isso ajuda na diminuição do frizz.

6- Evite produtos com alta composição química

Alguns componentes podem acabar ressecando o cabelo. O ideal é que se utilize produtos infantis específicos para cachos, que contenham uma menor quantidade de produtos químicos.

"Quanto mais rico em substâncias químicas, maior a chance da criança desenvolver quadro alérgico ou irritativo da pele ou mesmo respiratório. Em geral, os produtos desenvolvidos para crianças são bem adequados. Deve se evitar sempre os muito coloridos e perfumados", conta a médica dermatologista Clarissa Prati.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

7- Não lave o cabelo da criança todos os dias

A quantidade exata de vezes que se deve lavar o cabelo é relativo tanto para crianças, como para os adultos. Ainda de acordo com Clarissa Prati, é necessário avaliar a necessidade da criança.

"Por exemplo, se a criança faz algum esporte e sua muito, o ideal é lavar com maior frequência ao menos o couro cabeludo - ou seja, não aplicar xampu no comprimento dos fios, apenas na cabeça. Em geral, não há um consenso, mas não se recomenda a lavagem diária pela tendência ao ressecamento dos fios", finaliza a dermatologista.

Penteados para cabelo cacheado infantil

Há diversos estilos a serem explorados em cabelos cacheados. Confira mais clicando aqui.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)