7 exercícios para se preparar para o parto normal

A gestação é um momento especial, mas também com muitas inseguranças; veja como se preparar melhor para o grande dia

A gestação tem várias fases: o início, quando bate aquele medo de se movimentar ou fazer qualquer coisa que possa prejudicar o bebê; depois vem aquele período de desconfortos com o aumento da barriga e do peso; e já no final surge a ansiedade pelo momento do parto.

Uma dica para lidar com tudo isso é praticar alguma atividade física moderada, que ajuda a lidar com as mudanças do corpo, relaxa, proporciona condicionamento e traz bem-estar. "Essa manutenção sempre ajuda no preparo perineal e na consciência corporal, além de contribuir na hora do parto", diz o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, mestre pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Portanto, gestantes de qualquer idade ou peso podem e devem praticar atividade física regular. "Se houver alguma contraindicação absoluta, como sangramento nos primeiros meses, placenta prévia ou pressão alta, só poderá ser feito com autorização do obstetra", alerta Karina Hatano, médica do esporte do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte e mestre em Medicina do Exercício e do Esporte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Para ajudar na escolha das atividades indicadas para quem deseja realizar parto normal, consultamos a médica Karina Hatano e a doula e Orientadora Perinatal Bianca Puglia Lima. Confira os exercícios mais apropriados para ter um parto tranquilo: