10ª semana do bebê: técnicas para aliviar a cólica

As cólicas podem causar irritabilidade e choro fácil no bebê; saiba como ajudá-lo

Com todas as mudanças acontecendo na evolução do seu filho, ele já está mais ativo e pode começar a rolar. Dessa forma, quando for trocá-lo, evite se afastar do bebê para garantir que ele não corre nenhum risco de queda.

A pediatra Thais Chaves lembra a importância de manter o bebê sempre de barriga para cima na hora do sono. "É importante não ter nada em seu local de dormir que possa sufocá-lo, como mantas e travesseiros", reforça.

As roupas de cama e toalhas do bebê também merecem atenção, assim como suas roupinhas. A recomendação é que a troca seja feita entre 1 e 2 vezes na semana, dependendo da região. Em regiões mais quentes, o bebê pode suar mais e precisar que a roupa de cama seja trocada mais de uma vez na semana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Aliviando as cólicas do bebê

De acordo com a pediatra, não há uma causa definida para a cólica do bebê. Ela pode ser originada por imaturidade gastrointestinal, por alterações de motilidade que provocam gases e até mesmo o estresse materno ou pelo tipo de colônias de bactérias presentes no intestino do bebê.

No entanto, a cólica pode ser causada por apenas um ou todos os fatores citados acima. Fazendo com que a causa da cólica não tenha definição certa. Thais explica que não se deve restringir a dieta da mãe, porém recomenda que, caso o bebê tenha cólicas, que o consumo de leites e derivados, cafeína ou outros alimentos que provoquem gases, sejam evitados por ela.

Quando o bebê estiver com cólica, adote medidas que aumentem a temperatura corporal da barriguinha para ajudar a aliviar a crise. Compressas mornas, colocar a barriga do dele em contato com a dos pais e até mesmo a amamentação podem ajudar a acalmá-lo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As massagens também ajudam a aliviar o desconforto. Flexionar as perninhas contra o abdômen ou no estilo ?bicicletinha? também são técnicas que ajudarão o seu bebê. Veja como fazer shantala, técnica de massagem que alivia as cólicas.