32 semanas do bebê: cuidados essenciais dentro de casa

Com o bebê começando a engatinhar, alguns cuidados são fundamentais para evitar acidentes domésticos

Com 32 semanas seu bebê já pode estar engatinhando ou estar no processo para começar a engatinhar. Isso quer dizer que agora alguns cuidados serão necessários dentro de casa, para evitar algum acidente com o bebê.

De acordo com a pediatra da Beneficência Portuguesa de São Paulo, SImone Aguiar, a criança tende a procurar por atrativos. Portanto, a recomendação é que as escadas sejam protegidas por grades, os tapetes estejam limpos e objetos pequenos não sejam deixados ao alcance do bebê, principalmente aqueles que ele pode colocar na boca, engolir ou engasgar.

Já no caso de objetos perfurantes como facas, tesouras, canivetes e estiletes, assim como líquidos que possam intoxicar a criança, como venenos e produtos de limpeza, devem ser guardados em ambiente seguro e fora do alcance da criança.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além dos cercados nas escadas, é recomendado que a criança não tenha livre acesso a ambientes como cozinha, quintal e jardim. A permanência da criança nesses locais deve acontecer somente na presença de um responsável que consiga estar atento às movimentações da criança.

Nessa fase o bebê ainda demonstra quando gosta ou não de algo totalmente por meio de suas emoções. Quando ele não gosta do ambiente, vai reagir com choro ou não vai engatinhar até locais que não gosta depois de uma experiência desagradável.

A separação do bebê com os pais também pode ser marcada pelo choro, e em alguns casos isso pode até gerar a ansiedade de separação. No entanto, não é toda criança que passa por essa ansiedade, pois isso vai depender da forma em que os pais mostram para a ela e com quem fica quando os pais se ausentam.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dessa forma, mesmo que seu bebê não consiga te responder, ele entende o que você fala. Quando precisar se ausentar, explique que será apenas por um tempo. Assim, você ficará menos angustiada e seu bebê menos ansioso.