PUBLICIDADE

45 semanas do bebê: permita o desenvolvimento do seu filho

Especialistas dão dicas para incentivar o processo de desenvolvimento do bebê

Com 45 semanas você pode notar que seu bebê balbucia alguns sons, como se estivesse falando sozinho, enquanto brinca. A pediatra Mariana Jordão aponta que isso faz parte do desenvolvimento emocional e cognitivo do bebê.

Isso porque, ao se expressar verbalmente, a criança consegue organizar seus pensamentos para um propósito, contribuindo para um estímulo de si mesma. Além disso, a pediatra Letícia Lux, afirma que essa também é uma forma do bebê transformar a fantasia em realidade, deixando a brincadeira mais real.

O bebê pode começar a falar suas primeiras palavras, na intenção de se comunicar e mostrar aos pais e cuidados o que ele deseja. No entanto, vale lembrar que também é normal o bebê ainda não conseguir emitir esses sons, e isso não deve ser motivo de ansiedade nos pais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ajudar seu bebê a aumentar o vocabulário, continue conversando com ele e contando histórias. Permita que ele consiga se expressar. "É possível estimular o bebê cantando e brincando, estimulando o contato visual. Imite-o e deixe-o imitar, brinque de esconder e achar. Não exponha a criança à telas como celular, tablet e televisão, ofereça a sua presença", alerta Letícia

De acordo com a especialista, aos 10 meses o bebê já tem boa coordenação motora e consegue fazer o movimento de "pinçar" com os dedos. Portanto, na hora das refeições permita que seu bebê tente se alimentar sozinho.

Um novo hábito pode estar à vista: empurrar o móveis. Mariana Jordão afirma que essa é uma forma de o bebê utilizar como apoio ao buscar a independência de andar e se movimentar no ambiente. Letícia Lux complementa que essa também se torna uma nova diversão para ele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)