PUBLICIDADE

Criança de 2 anos e 4 meses: descobrindo as emoções

Neuropediatra explica qual a melhor maneira de ajudar seu filho a entender e lidar com seus sentimentos

A criança nessa idade está aprendendo a ter mais consciência de si e de seus sentimentos, inclusive em relação ao outro. Portanto, ela está começando a lidar com suas emoções e entendendo quais sentimentos são mais adequados para determinadas situações. Nessa fase de descobertas, converse com seu filho e o estimule a falar sobre como se sente diante de cada experiência.

De acordo com a neuropediatra do Hospital HSANP Alba Katharyna Soares, nessa fase as birras são comuns e utilizadas como uma maneira de chamar a atenção. "Geralmente essas birras estão relacionadas a uma frustração e pelo fato de as crianças ainda não se comunicarem de forma eficaz", explica ela.

A recomendação da especialista é que os pais sejam firmes, mas que mantenham sua capacidade de compreensão e tolerância, pois as crianças aprendem através do exemplo que tem em casa. "Às vezes, ceder em situações menos importantes pode ajudar. Pois assim a criança aprende que em algumas situações ela também precisará ceder", recomenda.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, os pais devem conversar com as crianças sempre legitimando-as e demonstrando atenção e consideração. De acordo com a neuropediatra, é importante que entendam que os filhos têm sentimentos que ainda não dominam sozinhos e precisam de apoio, o que requer prática e paciência dos pais.

A criança precisa aprender a reconhecer, nomear e expressar suas próprias emoções, bem como compreender as consequências de suas ações. Portanto, o diálogo e a paciência são fundamentais para ajudar seu filho nesse processo.

"Nessa faixa etária, a criança já começa a entender as normas sociais e de convivência. É valioso que aprendam sobre limites e disciplina, sendo tratadas sempre com muita paciência", recomenda Alba Katharyna Soares.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)