PUBLICIDADE

Criança de 2 anos e meio: seu filho tem medo de dormir sozinho?

Neuropediatra explica como ajudar a criança que não consegue dormir sozinha

Quando seu filho estiver com 2 anos e meio, você já pode começar a considerar a hipótese do desfralde. No entanto, de acordo com a Neuropediatra do Hospital HSANP, Alba Katharyna Soares, a retirada da fralda só deve ser iniciada quando a criança e os pais estiverem preparados.

Inicialmente a criança consegue sinalizar esse preparo avisando quando a fralda está molhada ou suja de fezes. Além disso, para o desfralde é preciso que a criança seja capaz de falar, andar, sentar por 5 a 10 minutos, tirar suas roupas (de fácil manuseio), compreender as expressões utilizadas para nomear as evacuações e entender que existem locais apropriados para as mesmas.

Nessa idade o sono noturno da criança costuma durar em média dez horas e o horário recomendado dela ir para a cama varia entre sete e meia e nove da noite. Porém,, a partir das seis e meia ou sete horas da noite, é recomendado que os pais tentem diminuir o nível de energia da criança.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"No entanto, os pais devem levar em consideração a hora que a criança irá despertar na manhã seguinte, quanto tempo de sono terá somado ao longo do dia e também a própria dinâmica familiar", recomenda a especialista.

Os cochilos da tarde nessa idade costumam variar conforme a necessidade da própria criança, sendo assim ela pode tirar cochilos com duração média de 45 minutos, geralmente ocorrendo após o almoço entre uma e três da tarde, para que este não atrapalhe o sono noturno.

Nessa idade é normal a criança desenvolver medo de dormir sozinha, isso acontece muitas vezes devido aos pesadelos ou até mesmo terrores noturnos. Segundo Alba Katharyna Soares, é indicado aos pais que sigam ao máximo as recomendações da rotina do sono, busquem compreender a origem desse medo e não desvalorizem o sentimento na criança.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, é muito importante que os pais conversem com a criança nessa situação para que juntos possam criar alternativas e ajudar no processo de construção de autoconfiança do pequeno.