PUBLICIDADE

Linha nigra: o que é, quando aparece e como tratar

Veja como surge a linha nigra na gravidez e como fazê-la sumir

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

A linha nigra é uma linha vertical de cor escura que surge na barriga da gestante. Esta linha costuma aparecer a partir do quinto mês de gestação, por volta da 17ª a 20ª semana.

Segundo o ginecologista e obstetra Gustavo Teles, também pode acontecer neste período o escurecimento de outras partes do corpo como aréolas, axilas, virilha e rosto.

Linha nigra - Foto: Pinterest
Linha nigra - Foto: Pinterest

Causas

As possíveis causas do aparecimento da linha nigra são as alterações hormonais. "O aumento do estrogênio, progesterona, Beta HCG, prolactina, e também a maior produção de melanócitos (células que produzem melanina) pode fazer com que a mulher tenha linha nigra", explica o ginecologista Gustavo Teles, especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além das alterações hormonais que ocorrem naturalmente durante a gravidez, outro fator importante para o surgimento da linha nigra é o aumento do abdômen da mulher. Isso porque, para acomodar melhor o bebê, o útero e o abdômen se expandem, podendo contribuir para o surgimento da linha vertical. Esse crescimento também é o que facilita o aparecimento das estrias na gravidez.

O médico ressalta que todas as mulheres estão sujeitas ao aparecimento da linha nigra durante a gestação. Mas isso não quer dizer que todas irão apresentar a linha escura.

Quando a linha nigra some?

A linha nigra pode desaparecer de forma natural cerca de 12 semanas após o parto. No entanto, mulheres de pele negra apresentam mais dificuldade para fazer com que a linha escura suma, levando mais tempo para que isso aconteça.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De forma geral, é importante que todas as gestantes tomem cuidado com o sol. "Evite exposição solar durante a gravidez, pois pode fazer com que a linha nigra e outras áreas do corpo que escurecem fiquem mais difíceis de desaparecer e tratar após gestação", recomenda o obstetra Gustavo Teles.

Tratamento para linha nigra

Não existe um tratamento específico para a linha nigra, até porque ela tende a desaparecer de forma natural, como dito anteriormente. Mas caso ela persista após o parto, o ideal é buscar ajuda de um médico dermatologista.

O especialista em pele poderá indicar esfoliação para clarear a área e também o uso de ácido fólico. "O ácido fólico ajuda a regular o aumento da produção dos melanócitos", afirma o ginecologista. Consequentemente, auxilia no desaparecimento da linha nigra.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)