PUBLICIDADE

Leve seu filho para trabalhar com você

Ele aprende muito e tem mais histórias para contar na volta das férias

Imitar os adultos é uma das brincadeiras favoritas das crianças e o auge acontece quando elas podem visitar o ambiente de trabalho dos pais. Conhecer as pessoas, entender um pouco a rotina profissional e, por que não, ajudar em alguma tarefa fazem do passeio um dia inesquecível para o seu filho. Pergunte ao redor: certamente haverá quem tenha histórias de episódios como esse para contar, numa lembrança guardada com carinho.

"É um dia diferente para a criança, ela encara como um passeio de férias", afirma a pediatra Fátima Parente. A relação ganha em proximidade e a criança deixa de encarar a rotina profissional dos pais como um obstáculo, que os impede de ficarem mais tempo juntos.

Muitas empresas, inclusive, valorizam esse tipo de gesto e reservam um dia do mês para que as visitas infantis aconteçam. Quando há refeitório interno, o menu até dispõe de opções especiais no cardápio para agradar a garotada bolo de chocolate e batatas sorriso, por exemplo.

Se passar o expediente inteiro com o seu filho por perto for muito complicado, vale pedir que alguém vá com ele buscar você e chegue um pouco antes da saída. Os minutos podem ser usados para que ele conheça seus colegas, a sua sala e veja como é o seu dia-a-dia. A idéia é simples, mas tem muitos efeitos positivos no desenvolvimento infantil, de acordo com a pediatra. A seguir, veja alguns deles.

1. Aumenta o vínculo afetivo entre pais e filhos
Levar seu filho ao trabalho é uma estratégia que concilia as rotinas familiar e profissional. Vocês se sentem mais próximos e seu filho até vai entender melhor quando você precisar chegar mais tarde porque teve de resolver algum problema urgente.

2. Aumenta o tempo de convivência entre pais e filhos
Nas férias, as crianças passam mais tempo em casa e, longe das tarefas da escola, sentem mais a falta dos pais. A distância dos amiguinhos também contribui para que a criança solicite mais a participação dos adultos no dia-a-dia (seja brincando junto, seja apenas como companhia). Prometer levar seu filho ao trabalho rende momentos divertidos não só durante o passeio, mas antes dele, principalmente se é a primeira vez que você ganha uma visita. A criança fica imaginando cada detalhe, algumas vezes, até sonha com o grande dia.

3. A criança vai poder contar para os amigos sobre o trabalho dos pais
Ele vai se tornar o centro das atenções enquanto não esgotar as histórias que a tarde no seu trabalho vai render. Detalhes da decoração, o almoço, as conversas e até o jeito com que você fala no telefone ou usa o computador, acredite, serão notados e minuciosamente descritos para as outras crianças.

4. Aumenta a autoestima da criança
Seu filho vai se sentir muito importante sendo apresentado para os seus colegas de trabalho. Se for possível deixar que ele ajude você, de alguma forma, o pacote de autoestima está completo. Além de conhecer um ambiente, na maioria das vezes, restrito à participação infantil, a criança vai poder participar dele, sentindo-se útil e mais valorizada. É provável que, juntos, vocês descubram habilidades até então ignoradas.

5. Aumentam os conhecimentos do filho
Para você, é só uma tarde. Mas para a criança o proveito é bem maior: atenta, ela aproveita a ocasião para aprender palavras novas, descobrir o funcionamento de equipamentos e conhecer um pouco mais do seu trabalho, impressionando até os professores na volta às aulas.