Doenças infecciosas que poderiam ser evitadas com medidas simples de prevenção, como a diarreia, a pneumonia e o sarampo, foram responsáveis por 64% da mortalidade infantil em 2010. O estudo publicado na revista médica The Lancet incluiu apenas crianças menores cinco anos.
A pesquisa foi baseada em dados de 193 países e conduzida por pesquisadores da John's Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos. De acordo com a análise, das 7,6 milhões de crianças até cinco anos que faleceram em 2010, 4,82 milhões teriam sido acometidas por doenças como essas. Embora alto, o número caiu 26% desde a análise de 2000.
As doenças responsáveis pelo maior número de mortes foram pneumonia (14,1%), diarreia infantil (9,9%) e malária (7,4%). Até 2015, a ONU pretende reduzir em dois terços a mortalidade infantil de crianças dessa faixa etária, atentando que duas de cada cinco crianças faleceram durante o primeiro mês de vida.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Dentre os principais fatores de risco da pneumonia estão resfriados mal cuidados, mudanças bruscas de temperatura e o ar-condicionado. Já a diarreia poderia ser evitada atentando para a lavagem correta dos alimentos e a ingestão de água filtrada. A prevenção da malária, por sua vez, se dá pelo combate ao mosquito a partir de uso de mosquiteiros em casas, roupas que protegem os braços e aplicação de repelente.
Previna-se contra a pneumonia
A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões e que tem por principais sintomas febre alta, tosse, dor no tórax e alterações da pressão arterial. Apenas por meio de um exame clínico, auscultação dos pulmões e radiografias de tórax, é possível diagnosticar o problema. O tratamento requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. Alguns dos principais fatores de risco da doença são:
- Resfriados mal cuidados
- Exposição ao ar seco e frio do ar-condicionado
- Mudanças bruscas de temperatura.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Conheça o tratamento da diarreia infantil
A diarreia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas, causadas por germes que podem estar na água ou em alimentos contaminados. Após o diagnóstico, recomenda-se seguir as dicas a seguir para tratar o problema:
- Iniciar a ingestão do soro caseiro* o mais breve possível
- Aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos
- Ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarreica
- Manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas
- Observar os sinais de desidratação.
Proteja-se contra o mosquito da malária
Para se proteger contra a doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, siga essas medidas:
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
- Uso de mosquiteiros impregnados ou não com inseticidas
- Uso de roupas que protejam pernas e braços
- Colocação de telas em portas e janelas
- Aplicação de repelentes.