Bebês sorriem para ver suas mães sorrindo de volta, diz estudo

Pesquisadores comprovaram que bebês têm um comportamento curioso para conseguir aquilo que desejam

Muitos bebês têm o hábito de sorriem quando alguém mexe com eles, e existe uma explicação para isso: ver a outra pessoa sorrindo em troca. De acordo com um estudo realizado por uma equipe de psicólogos do comportamento, cientistas de computação e especialistas em robótica dos Estados Unidos este sorriso não ocorre de forma espontânea, mas trata-se de uma artimanha do bebês.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores analisaram o comportamento de 13 mães com seus bebês, com idades entre um e quatro meses, observando a frequência em que ambos sorriem. Após colherem os resultados, os cientistas utilizaram um programa específico para avaliar as expressões dos pequenos e detectou se havia algum objetivo ao sorrir. Eles descobriram que 11 bebês sorriram intencionalmente, à espera de outros sorrisos.

Além disso, eles construíram um bebê robô, nomeado de Diego-San, para se comportar igual aos bebês estudados e pediram para seus alunos de graduação interagirem com o robô. Os resultados mostram que o bebê-robô fez com que as pessoas sorrissem com muita frequência, embora o robô não tenha sorrido tanto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O estudo, publicado na revista de publicações científicas Plos One, revelou que a tática dos bebês funcionam muito bem, eles sabem exatamente a hora de sorrir e por quanto tempo devem fazê-lo, para que possam atrair a atenção das mães por um longo período.

Embora a amostra tenha sido pequena, para os pesquisadores a descoberta pode ter benefícios futuramente."Não é você que controla o bebê e faz com que ele sorria, é ele que te controla e faz você sorrir", disse o pesquisador Javier Movellan, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)