PUBLICIDADE

Ficar grávida pode envelhecer suas células em até 11 anos

Segundo estudos, a gravidez envelhece as células de maneira mais rápida que o tabagismo e a obesidade

A maternidade pode proporcionar as mais variadas experiências na vida de uma mulher. Os desafios de ser mãe são diversos, e alteram o sexo feminino em âmbito físico e psicológico. Contudo, um estudo realizado pela Universidade George Mason revela impactos ainda mais profundos advindos da gestação: Ela pode envelhecer as células da mulher em até 11 anos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Duas mil mulheres nos Estados Unidos tiveram o DNA coletado para a pesquisa. Os resultados revelaram que aquelas que tiveram filhos, sofreram com alterações genéticas que iniciaram um processo de envelhecimento precoce em suas células.

Como o estudo foi feito

A epidemiologista Anna Pollack, autora do estudo, analisou dados do National Health and Nutrition Examination (NHANES), órgão responsável por acompanhar a saúde e bem estar das pessoas nos Estados Unidos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ao analisarem informações de 1999 a 2002, que foram os anos onde um marcador genético chamado telômero foi introduzido à pesquisa, eles notaram algo incomum. Os telômeros são regiões moleculares que ajudam os cientistas a saberem onde um cromossomo termina, ao mesmo tempo em que protegem as informações genéticas de se deteriorarem com o tempo, protegendo nossa saúde de doenças.

O comprimento de nossos telômeros indicam nossa idade a nível celular. Maiores telômeros indicam um corpo saudável, e telômeros menores normalmente estão associados a doenças cardíacas, câncer e até mesmo a redução de nossos níveis cognitivos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Resultados

A equipe de pesquisa descobriu que mulheres que tiveram ao menos uma criança tiveram seus telômeros reduzidos em 4,2% em comparação a média da população feminina que não tiveram filhos. Isto significa que as mães tem 116 pares a menos de cromossomos, o que implica em um envelhecimento celular equivalente a 11 anos.

Segundo os estudiosos, o tabagismo envelhece as células em cinco anos, e a obesidade, em até nove. Entretanto, a gravidez lidera a lista de fatores que aceleram a deterioração celular.

Quanto mais filhos você tiver, maior será seu envelhecimento

Pollack afirma que não encontraram a causa e efeito do fato, entretanto, existe uma correlação. "Os telômeros de mulheres que tiveram três filhos, eram menores do que os daquelas que tiveram um, por exemplo", explica.

Causas

Os pesquisadores afirmam que o estresse envolvido na criação de um bebê pode ser a verdadeira causa do envelhecimento das células, e não apenas o fato de ter um filho. Entretanto, pelo estudo estar em fases iniciais, é preciso ter precaução com os resultados.

"Nós não estamos dizendo para ninguém ter filhos", explica Pollack em entrevista a revista New Scientist. Entretanto, é necessário cuidar não só do bebê, como de si mesma, para evitar futuras complicações físicas e psicológicas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)