PUBLICIDADE

Soneca pode ser prejudicial para crianças com síndrome de down: Entenda como

Tirar soneca pode causar uma redução nos níveis de absorção de conhecimento

Crianças gastam bastante energia durante o dia e é comum que elas precisem tirar uma soneca no fim da tarde. Entretanto, este pode ser um costume não recomendado para os pequenos com síndrome de down. Segundo estudo feito pela Universidade do Arizona, a soneca, principalmente após a criança aprender algo, prejudica a fixação de conhecimento.

Como o estudo foi feito

O estudo contou com a participação de 24 crianças sem síndrome e outras 25 com down. Os dois grupos continham pequenos de dois e quatro anos de idade, respectivamente. Todas elas tinham habilidades cognitivas equivalentes.

A autora do estudo, Goffredina Spanò, visitou as crianças em suas casas junto a sua equipe de pesquisa, mostrando novos objetos as crianças, assim como o nome de cada um deles. As palavras que nomeavam os objetos estavam escritas incorretamente, para garantir que os pequenos não conhecessem os termos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores verificaram se as crianças haviam memorizado as novas palavras em três momentos: Algumas horas após o aprendizado, quatro horas depois de terem aprendido as palavras e tirado uma soneca e 24 horas depois do aprendizado para testar a retenção total de conhecimento.

Resultados

As crianças sem a síndrome memorizaram melhor as palavras caso tivessem tirado uma soneca de 90 minutos após aprendê-las. Já quem tinha síndrome de down fixou mal as palavras se tivessem tirado uma soneca após o aprendizado.

Ainda não está claro por que a soneca afeta os pequenos com down, mas uma das teorias entre os cientistas é de que a fase REM do sono fica comprometida na presença da síndrome. A fase é responsável pela consolidação de memórias, e ao ser enfraquecida, torna o aprendizado mais difícil.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)