Mães também precisam de férias, diz especialista

Pesquisador acredita que as mulheres precisam de pelo menos dois dias para cuidar de si

Quando o bebê nasce, uma nova mãe também desperta. No entanto, o fato de a mulher ganhar mais uma atribuição não faz com que ela deixe de ser uma pessoa com vontades, sonhos individuais e necessidade de descanso.

Para se ter uma ideia de como a responsabilidade de ser mãe é tamanha, uma pesquisa realizada pela empresa americana Welch?s quantificou exatamente o tanto de trabalho que uma mãe tem em relação a alguém com um emprego formal. Os pesquisadores descobriram que as mães trabalham em média 98 horas por semana, o que resulta em cerca de 14 horas diárias.

Diante de uma rotina atribulada a necessidade de as mães fazerem uma pausa é latente. Em declaração ao site WDRB.com, o professor de psicologia da Universidade da Cornell University, Nava Silton disse que as mães precisam de pelo menos dois dias para ter um tempo para si.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com ele, esse descanso pode ajudar a ter mais equilíbrio na relação familiar. Além disso, um estudo publicado no Wisconsin Medical Journal concluiu que mulheres que tiravam férias pelo menos duas vezes por ano tinham menos probabilidade de ficar tensas , deprimidas ou cansadas.

Como as mães podem tirar férias?

Descanso e maternidade parecem duas palavras que não podem coexistir na mesma frase. No entanto, a influenciadora digital Rachel Normam, do blog "A Mother Far From Home" dá algumas dicas para que as mães consigam um período de tempo para recarregar as energias. Confira:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Procure organizar um período para você

Nós sabemos que a vida é imprevisível e que as necessidades dos filhos podem mudar a todo momento. No entanto, de acordo com Rachel se houver antecedência, é possível prevenir possíveis imprevistos. Sendo assim, tente combinar com seu parceiro ou parceira que dentro de alguns dias você gostaria de passar um dia mais tranquilo fazendo apenas o que gosta.

Se o bebê ainda for amamentado, por exemplo, convém fazer a ordenha de leite, se possível, para que ele possa mamar, caso sinta fome. Ou se os filhos forem um pouco maiores, organizar uma dinâmica para que o responsável dê conta de tudo.

Presenteie-se

Muitas vezes as mães podem se sentir culpadas em terem um tempo somente para si, mas não deveriam. Porém, se esse for o seu caso, uma boa pedida é usar esse tempo para cuidar das suas necessidades como um presente para si mesma. Dessa maneira é mais fácil sentir-se à vontade para descansar.

Conte com seus amigos e parentes

Ter uma rede de apoio para recorrer nos momentos em que as tarefas ficam pesadas demais é importante. Sendo assim, se você está precisando descansar, tente pedir uma ajuda para amigos ou parentes. Dessa maneira é possível ter um tempo a sós com seu parceiro ou parceira.