PUBLICIDADE

Depressão pós-parto pode durar até três anos, diz estudo

O estudo sugere que seis meses podem não ser o suficiente para avaliar os sintomas depressivos pós-parto

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Um estudo realizado com cinco mil pacientes norte-americanas apontou que aproximadamente uma em cada quatro mulheres experimentou altos níveis de sintomas depressivos em algum momento nos três anos após o parto.

O estudo foi realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA e conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD). O trabalho foi publicado na revista científica "Pediatrics''.

Na pesquisa foram identificadas quatro trajetórias de sintomas depressivos pós-parto e os fatores que podem aumentar o risco de uma mulher ter sintomas fortes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os resultados sugerem que estender a triagem para sintomas depressivos pós-parto por pelo menos dois anos após o parto pode ser benéfico. Esse é um tempo superior ao recomendado pela Academia Americana de Pediatria, que sugere que os pediatras examinem as mães por até seis meses após o parto.

Segundo Diane Putnick, autora principal e cientista da equipe de epidemiologia do NICHD, o estudo indica que seis meses podem não ser longos o suficiente para avaliar os sintomas depressivos.

"Esses dados de longo prazo são fundamentais para melhorar nossa compreensão da saúde mental da mãe, que sabemos ser crítica para o bem-estar e o desenvolvimento de seu filho", elucidou a cientista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Na pesquisa, foram avaliados os sintomas das mulheres por meio de um breve questionário de rastreamento de depressão de cinco itens. Contudo, o estudo não diagnosticou clinicamente a depressão nas mulheres.

Os pesquisadores também apontaram que mulheres com condições subjacentes, como transtornos de humor ou diabetes gestacional, eram mais propensas a ter níveis mais elevados de sintomas depressivos que persistiram durante todo o período do estudo.

Identificando os sintomas da depressão pós-parto

A depressão pós-parto é um transtorno de humor que se dá principalmente por conta das alterações hormonais decorrentes do término da gravidez, quando algumas mulheres podem experimentar sintomas como choro excessivo e instabilidade emocional com mais intensidade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dentre os principais sintomas, estão: