PUBLICIDADE

Jogo on-line estimula pacientes com paralisia cerebral

MoveHero é um jogo on-line e gratuito que auxilia na recuperação motora de pessoas com paralisia cerebral à distância; entenda

Ilustração MoveHero. Foto: Reprodução | Unifesp
Ilustração MoveHero. Foto: Reprodução | Unifesp

O MoveHero é um jogo on-line e gratuito desenvolvido para telereabilitação - uma modalidade de atendimento médico à distância - de pessoas com paralisia cerebral. O objetivo do jogo é estimular o desenvolvimento motor e criar uma rotina de exercícios físicos e cognitivos durante o isolamento social por causa da COVID-19.

O jogo, inspirado no jogo eletrônico musical Guitar Hero, é fruto da pesquisa de pós-doutorado da fisioterapeuta Talita Dias da Silva, iniciada em 2016. Docentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Faculdade de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade de Oxford, no Reino Unido, também desenvolveram o estudo.

"Junto com música, o jogo exibe algumas bolinhas caindo e a pessoa tem que alcançá-las no ritmo. Se o jogador perceber que está fácil para ele, também é possível trocar as fases - existe a opção de aumentar a velocidade e a quantidade de bolinhas, além de escolher as músicas", explica a fisioterapeuta.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Durante a quarentena, entre os meses de março e junho de 2020, a plataforma foi testada em 44 pacientes de 11 a 28 anos - metade deles com paralisia cerebral e metade sem. Eles foram divididos em pares, de acordo com a idade e sexo. A partir disso, pesquisadores analisaram o desempenho do movimento e da intensidade da atividade física de cada um.

Isso foi possível pois o jogo oferece um relatório com o desempenho motor de cada jogador e escalas de percepção, esforço e satisfação em relação ao jogo. De acordo com esses resultados, o estudo concluiu que o jogo foi capaz de melhorar e aumentar a atividade física e percepção do esforço em todos os participantes. Desde a criação do jogo, mais de três mil pessoas - com ou sem deficiência - já testaram a plataforma.

"É uma ótima ferramenta que alia medicina e diversão, nos faz avaliar o efeito e o impacto de um jogo em realidade virtual não-imersiva, como também traz a compreensão quanto à importância do teleatendimento e utilização de jogos para uma melhor qualidade de vida desses pacientes", finaliza a pesquisadora.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Causas da paralisia cerebral

A paralisia cerebral é um conjunto de desordens cerebrais que ocorrem durante o desenvolvimento do feto ou em decorrência de alguma lesão cerebral após o parto - que é um caso mais raro. Os primeiros sinais da paralisia aparecem durante a infância ou pré-escola. Ela pode afetar tanto a parte motora quanto a parte intelectual da pessoa. Em alguns casos, a pessoa também pode apresentar quadros de epilepsia, cegueira ou surdez.

Na maior parte dos casos, a causa da paralisia cerebral é desconhecida. Apesar disso, existem algumas possibilidades, como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)