PUBLICIDADE

Você sabe montar uma lancheira saudável para seu filho?

Veja quais os melhores lanches e sucos para as crianças comerem na escola

Quando o assunto é prevenção de obesidade infantil, toda refeição conta. O problema é que existe um momento do dia em que os pais nunca estão presentes, mesmo que eles não trabalhem: a hora do lanche na escola. E apesar de não ser uma refeição principal, ela é muito importante.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando a criança chega a uma certa idade, é comum que o pai prefira dar dinheiro para o pequeno comprar o lanche na escola. O problema é que, apesar de haverem projetos de lei para que as cantinas ofereçam alternativas mais saudáveis, normalmente as escolas costumam ter opções menos saudáveis, como frituras, doces bem açucarados ou salgadinhos. E por mais que você ensine o que é melhor ou não para a criança, ela pode acabar sendo atraída por esses itens, que são mais saborosos. "As crianças não têm a capacidade de avaliar o que faz bem ou mal à saúde e o que isto significa a longo prazo", pondera a nutricionista Paula Crook da PB Consultoria em Nutrição e especialista em nutrição infantil.

De acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) desenvolvido pelo Ministério da Educação e Cultura e o Ministério da Saúde, os lanches escolares devem ter até 20% da recomendação nutricional diária dos nutrientes. Porém, um único pacote de batata chips já ultrapassa esse valor, tendo 21,5% da necessidade diária de sódio de uma criança entre cinco e oito anos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, é importante que os pais avaliem o que é ofertado pela escola. "Os pais precisam conhecer a cantina e avaliar a qualidade dos itens vendidos. Caso sejam ruins, então o ideal é a criança levar de casa", considera a nutricionista e especialista em nutrição infantil Isabel Jereissati. Mas será que você sabe montar uma lancheira saudável? Faça o teste e descubra se você cai em algumas pegadinhas alimentares na hora de escolher os alimentos do seu filho:

1/7

Qual dessas bebidas é uma boa opção para a lancheira do seu filho?

2/7

Qual desses doces é a melhor opção para a lancheira do seu filho?

3/7

Qual desses salgados é boa opção para a lancheira do seu filho?

4/7

Como você pode incluir as frutas no lanche do seu filho?

5/7

Com que frequência você pode colocar uma guloseima na lancheira?

6/7

Qual a melhor combinação de alimentos para o lanche da criança?

7/7

Como é possível garantir a conservação dos alimentos?