PUBLICIDADE

Será que você está perdendo músculo em vez de gordura? Fique atento a um sinal

Ajustes na alimentação e na rotina de treinos podem evitar a perda da massa muscular

Não tem nada pior do que você se dedicar na academia, ficar firme em uma alimentação saudável, acreditando que está perdendo gordura, quando na verdade o que está indo embora são seus músculos, a massa magra que você tanto ralou para conquistar. Mas com algumas dicas e a ajuda de especialistas no assunto, é possível reverter esse problema.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"A massa muscular tem o mesmo peso que a gordura, ou seja, 1 quilo de músculo é o mesmo que 1 quilo de gordura, porém o músculo é mais compacto. Isso significa que a massa magra ocupa menos espaço no corpo do que a massa gorda", explica a educadora física Fernanda Andrade. Por isso, ela explica, quando realizamos um treinamento muscular percebemos que nossas roupas caem bem melhor, mesmo quando não ocorrem grandes mudanças na balança. Justifica-se aí a redução de circunferência e a manutenção ou ganho de peso.

Como saber se estou perdendo massa magra?

Um fator importante, como dito anteriormente, pode ser a redução do peso na balança. Entretanto, isso não é determinante. Na verdade, apenas uma avaliação de composição corporal vai poder identificar o índice de gordura corporal e de massa magra de todo o organismo e entender o que de fato está acontecendo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Porém, existe um sinal bastante claro que o nosso corpo dá quando os músculos estão sendo perdidos. "Um ponto crucial é notado justamente em nossa rotina diária. É quando o desempenho de atividades costumeiras passam a ser desgastantes ou até mesmo no rendimento do treino que antes era mais fácil e, de repente, se torna muito difícil", explica o educador físico Marcelo Santana.

O educador físico destaca ainda que "evitar o catabolismo é uma tarefa estratégica e pode ser evitada, por isso sempre procure ajuda profissional para obter sucesso no projeto". Veja abaixo alguns fatores que costumam causar a perda dos músculos:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3 fatores que podem causar a perda de massa muscular