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Musculação para hipertensos: é positivo ou tem restrições?

Ao contrário do que muitos pensam, a musculação não é contraindicada para pessoas com hipertensão - mas exige cuidados

Em alunos hipertensos e cardiopatas o treinamento físico aeróbico (como caminhada, corrida, dança, bicicleta) produz um importante efeito hipotensor, razão pela qual é recomendado, sim, no tratamento da hipertensão arterial. Mais recentemente, porém, tem aumentado o interesse científico acerca dos efeitos cardiovasculares de outro tipo de exercício físico: os exercícios resistidos - ou seja, aqueles que treinam a resistência, como a musculação.

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Muitas pessoas com hipertensão têm receio de treinos de musculação pela ideia de que a pressão alta pode aumentar. A recomendação no treinamento resistido é trabalharmos com o objetivo de resistência muscular localizada, ou seja, um número maior de repetições e cargas moderadas. Com isso, promovemos gradativamente a diminuição da pressão arterial dos nossos alunos hipertensos e cardiopatas após algumas sessões de treinamento físico. Assim, a musculação para hipertensos terá efeitos benéficos à saúde.

Exercícios de hipertrofia podem apresentar riscos

Contudo, o treinamento físico que tem por objetivo melhora da força/hipertrofia muscular proporciona grandes elevações da pressão arterial durante sua execução, podendo até levar ao rompimento de aneurismas cerebrais preexistentes. Além disso, durante o treino de hipertrofia ocorre o fenômeno da Manobra de Valsalva, a qual não é indicada para pessoas com hipertensão.

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Treino resistido é a melhor opção

O treinamento resistido é uma modalidade de exercício importante para a população hipertensa e cardiopata, visto que se mostrou eficiente para aumentar a força muscular, uma das principais habilidades físicas que contribuem para a melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida dessa população.

Estas são as principais adaptações fisiológicas ao treinamento resistido que nossos alunos (populações especiais) poderão adquirir a partir das primeiras semanas de treinamento:

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Concluindo, a musculação para hipertensos deve ser realizada entre 2 a 3 séries de 40% a 70% da carga máxima, entre 8 a 15 repetições.

Espero ter ajudado e até a próxima!