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Efeito afterburn: como queimar calorias 24h depois do treino

Continuar queimando calorias pós treino tem a ver com a intensidade dos exercícios; veja quais

Já imaginou continuar queimando gorduras por 24h ou até mesmo 72 horas depois de treinar? Esse é o chamado efeito "afterburn", muito característico de exercícios de alta intensidade (HIIT).

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Também chamado de "efeito de queima de gordura prolongado" após o treino, ele costuma ser mais mais perceptível nos treinos pela manhã, como apontam os especialistas em treino do Freelatics, Kiam Missaghi e Thomas Falda.

Treino de alta intensidade

Depois de um treino HIIT, estima-se que o corpo continue queimando calorias por cerca de 24h depois. Isso acontece devido ao aumento da frequência cardíaca e respiratória, da temperatura corporal e do metabolismo como um todo, em um curto espaço de tempo, porque o corpo precisa de oxigênio para gerar energia.

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E, de acordo com os treinadores, a diferença da atividade metabólica do corpo nesse momento pós treino quando comparada ao momento do repouso antes de treinar é enorme. Por isso, mesmo se estivermos parados depois do treino, quando a respiração aparentar já estar normalizada, na realidade, a respiração celular continua a todo vapor.

"Isso acontece porque muita energia está sendo usada para regular os muitos sistemas de volta até os seus níveis normais. Além disso, os músculos permanecem em um estado de alta tensão e regeneração", explicam Missaghi e Falda.

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Então, quanto mais forte for o "estresse físico", a intensidade do treino, mais tempo o corpo demora para se recuperar e, portanto, mais tempo ele fica queimando gordura. Exercícios de níveis de baixa e média intensidade, também tem o efeito de queima prolongado, mas bem menor.

Duração da queima de gordura pós treino

E, apesar de ainda haver divergências na duração deste efeito após o treino, pesquisadores concordam esse atinge seu clímax na primeira hora após o término do treino, podendo se prolongar por até 72h.

Estima-se que ele pode variar de 5 a 20% da energia consumida durante o treino. Ou seja, se você perdeu 500 calorias e atingiu seu limite de performance, o efeito seria de 100 calorias extras depois do treino.

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