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Descubra se parar de treinar no fim do ano é tão ruim assim

Veja as consequências de parar de treinar e o tempo máximo que dá para ficar parado sem ter prejuízo

Veja qual a pausa máximo entre os treinos - Créditos: Bojan Milinkov/Shutterstock
Veja qual a pausa máximo entre os treinos - Créditos: Bojan Milinkov/Shutterstock

Em períodos de festas e feriados, é comum a rotina mudar completamente e, por isso, o tempo dedicado aos treinos diminui ou até mesmo vai embora. Mas quais as implicações de ficar sem treinar por dias, como o intervalo entre natal e ano novo?

Segundo Kian Missaghi, especialista em treinos do Freeletics, ficar sem treinar pode levar à perda do condicionamento físico - o que é chamado de "destreinamento", um processo que consiste na perda das adaptações anatômicas, fisiológicas e de desempenho.

Isso significa que, dependendo do tempo da pausa nos treinos, "aqueles músculos podem ficar menores e aquela capacidade de correr mais rápido, por exemplo, que o treinamento ajudou a alcançar, pode diminuir significantemente", explica Missaghi.

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Para uma pessoa comum (que não é atleta de rendimento), um período de 10 dias sem treinar não trará tantos problemas. "Apenas uma pequena perda do condicionamento físico, que pode ser retomada rapidamente com a volta da prática dos exercícios", revela.

De qualquer forma, o especialista aconselha treinar um pouco nos dias seguintes do natal. "Fazer o mínimo de atividade durante esse período, nem que seja apenas uma sessão de treino, quebra a sequência de dias de inatividade e ajuda a atrasar o processo de destreinamento/perda de condicionamento físico".

Mas quanto tempo pode ficar sem treinar?

De acordo com o especialista, tudo vai variar de acordo com o intervalo de pausa e também do tipo de treinamento de costume. Quem faz exercícios voltados para força ou resistência consegue ficar até duas semanas da interrupção do treino perdendo pouco.

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"Já quem faz treinos mais aeróbicos, como a corrida, só depois de cerca de 4 semanas sem a prática que os efeitos do cardio-destreinamento podem ser observados e afetar negativamente o desempenho", aponta Missaghi.

Isso porque, sempre que o corpo não é levado ao limite do que ele pode fazer, sua capacidade de consumir oxigênio durante o exercício vai diminuindo, assim como a eficiência na eliminação do dióxido de carbono e do bombeamento do sangue pelo coração. E então, o seu desempenho sofre impacto.

Dicas de treinos rápidos

O treino HIIT (treino intervalado de alta intensidade), é perfeito para quando há apenas alguns minutos disponíveis, pois envolve exercícios aeróbicos realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo, maximizando resultados.

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Uma dica é ter à mão algumas séries de exercícios feitos apenas com o peso do próprio corpo, como o treino funcional, para fazer em apenas alguns minutinhos livres em meio às férias.

É importante também optar por exercícios que a pessoa já esteja acostumada a realizar, para diminuir as chances de problemas técnicos na execução.

Como retornar aos treinos

O mais importante é perceber o corpo ao retornar aos treinos. Se você fez uma longa pausa nas atividades, provavelmente não irá conseguir retornar ao patamar que parou ao sair de férias. Ou seja, pode ser que não consiga fazer os exercícios com a mesma carga/intensidade e não corra a mesma distância ou com a velocidade que estava acostumado.

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Caso perceba esses efeitos no seu corpo, mesmo com uma pausa mais curta nos exercícios, a dica é voltar alguns estágios e fazer os exercícios com menor intensidade/carga do que o praticado anteriormente.

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