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Yoga para gestante: benefícios, cuidados e melhores posturas

Prática é segura e eficaz para as grávidas, ajudando a preparar o corpo da mulher para o trabalho de parto

Por Priscilla Leite, professora de yoga e criadora do canal Pri Leite Yoga no Youtube*

A gravidez é uma experiência que pode chegar com um turbilhão de sentimentos. Sentir o bebê chutando pode ser maravilhoso, mas as cólicas e enjoos costumam debilitar as futuras mamães. A verdade é que nada explica bem a sensação de ter uma vida crescendo dentro da barriga e é por isso que praticar yoga durante a gestação pode ser excelente para todas as mamães.

O yoga é um exercício especialmente seguro e eficaz para as gestantes, pois, além de proporcionar alívio durante a gravidez, pode também ajudar a preparar o corpo da mulher para o trabalho de parto. Outra vantagem é que os movimentos suaves e a respiração equilibrada ajudam a combater o estresse, quadro muito comum na gestação.

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E os benefícios da prática não param por aí. Assim como muitos hábitos rotineiros, é normal que muitas mulheres tenham diversas dúvidas e medos na hora de praticar alguns exercícios na gravidez. Por isso, listei abaixo mais alguns motivos para você praticar yoga durante a gestação:

Cuidados ao praticar yoga na gravidez

É importante se manter ativa durante a gravidez, já que os exercícios físicos podem proporcionar benefícios tanto para a gestante como para o bebê. A menos que haja alguma contraindicação médica, praticar yoga pode ser muito benéfico neste momento, porque o método promove uma combinação perfeita de alongamento e fortalecimento.

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Além disso, ele também traz à mamãe uma atenção plena e consciência de como seu corpo muda a cada dia. Mas é claro que alguns cuidados precisam ser tomados antes e durante a prática, procurando sempre ter o acompanhamento de um profissional capacitado. Entre as recomendações, listo as seguintes:

Posturas de yoga para grávidas

Existem muitos estilos diferentes de yoga - alguns mais puxados do que outros. No caso das gestantes, as melhores opções são o yoga focado no pré-natal, a hatha yoga e a yoga restauradora. Por isso, converse com um instrutor antes de começar a praticar. Se você não tiver complicações, não há problema nenhum em realizar a atividade, com apenas alguns ajustes aqui e ali para acomodar as necessidades do bebê que está crescendo dentro de você.

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Se você nunca fez yoga antes, o ideal seria começar no segundo trimestre da gravidez, após as 14 semanas. Não há nenhuma evidência de que fazer yoga nos primeiros três meses pode prejudicar a gravidez, mas como esse é um período mais delicado, talvez não seja interessante iniciar uma atividade nessa fase.

Além disso, no segundo trimestre, também é mais provável que você se sinta menos cansada e enjoada, enquanto que, no terceiro trimestre, é importante tomar cuidado com as posturas e torções por causa do barrigão. Se você leu até aqui, já conversou com o seu médico e ele te deu autorização para iniciar a prática de yoga, confira algumas posturas excelentes que podem te ajudar na gravidez:

Círculos de quadril

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Em pé, separe seus pés na distância dos quadris, mantendo-os paralelos. Coloque suas mãos nos quadris e relaxe os ombros. Inale e exale profundamente, controlando sua respiração.

Gentilmente, faça um círculo com o quadril para a direita sem forçar a lombar. Faça este movimento 8 vezes, inalando e exalando com consciência. Depois, faça do outro lado. Se preferir, coloque as mãos em seu quadril para ter mais apoio.

Guerreiro II

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Ainda em pé, leve seu pé direito para trás e dobre seu joelho esquerdo apontado em direção ao dedo do meio. Relaxe os ombros e abra os braços na postura do Guerreiro II.

Inale e estique as pernas, levando as mãos ao céu e alongando o corpo. Na exalação, dobre o joelho e volte à posição do Guerreiro II. Faça esses movimentos por 8 vezes em cada lado do corpo.

Variação da postura da crescente

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Leve o pé direito para frente e o pé esquerdo para trás, abrindo um pouco de espaço entre as pernas para que você e seu bebê fiquem mais confortáveis. Com as mãos nos quadris, dobre seu joelho esquerdo.

Exale e estique sua perna esquerda. Na inalação, dobre o seu joelho e, na exalação, estique, durante 8 vezes. Depois, mude de lado e faça as mesmas repetições.

Veja como fazer essas e outras posturas com riquezas de detalhes aqui. Confira também uma lista de vídeos exclusivos de yoga para gestantes clicando aqui.

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* Priscilla Leite é professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga e Yoga para gestantes. Começou a ministrar aulas online em 2013 para uma plataforma de yoga americana. Pouco tempo depois, criou o canal Pri Leite Yoga, no YouTube, com aulas gratuitas em português. Pioneira no segmento, suas aulas são divididas em categorias e posta semanalmente vídeos inéditos. Todas as aulas são pensadas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade do canal. Para saber mais, acesse: www.prileiteyoga.com.br