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4 posturas de yoga que aliviam dores nas costas

A atividade pode auxiliar na melhora de dores recorrentes e no fortalecimento da região da coluna

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Por Priscilla Leite, professora de yoga e criadora do canal Pri Leite Yoga no YouTube*

Independente do nível de atividade física que você pratica, seja em alto nível, recreação ou mesmo uma pessoa sedentária, a probabilidade de já ter sentido aquelas dores chatas na região lombar, torácica e cervical, é alta.

Apesar de serem muitas as causas para essas dores, um núcleo (core) fraco e a má postura são dois fatores bem comuns que contribuem para dores e desconfortos. Por isso, é sempre importante descobrir o que está causando a dor para que você possa lidar com isso e evitar que aconteça novamente.

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Na maioria das situações, fazer yoga pode ajudar a aliviar a tensão e ainda a fortalecer a coluna. A atividade é ótima para trabalhar a flexibilidade e estabilidade central, corrigindo a postura e a respiração - ambas necessárias para uma coluna saudável.

A atividade funciona como uma terapia mente-corpo frequentemente recomendada para tratar não somente as dores no corpo, mas também o estresse que as acompanha. Ainda nos ensina uma maior consciência corporal, nos ajudando a notar onde estamos segurando tensão e onde há desequilíbrios.

Podemos usar essa consciência para o corpo em equilíbrio e alinhamento e, com posturas apropriadas, é possível relaxar e fortalecer todo o corpo. E não há necessidade de receio: eu posso afirmar que é super seguro praticar yoga diariamente. No entanto, é importante ter certeza que você está em sintonia com o seu corpo e evitar qualquer movimento que piore o desconforto.

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Como eu sempre digo a alunos e alunas: nunca realizem uma postura em que estejam sentindo dor. A dor é como o nosso corpo nos diz que algo está errado. Se realmente doer muito, diminua o alongamento. Se esforce, mas não force!

E se você tem histórico de lesões na região lombar, eu recomendo realizar uma consulta médica antes de fazer qualquer exercício. Já se a sua dor nas costas é mais um desconforto geral, vale a pena experimentar algumas posturas de yoga para resolver esse mal-estar e ainda aproveitar de todos os outros benefícios que a atividade oferece.

Confira algumas posturas que ajudam a aliviar as dores nas costas:

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Postura da criança para dor nas costas. Foto: Luna Vandoorne / Shutterstock
Postura da criança para dor nas costas. Foto: Luna Vandoorne / Shutterstock

Postura da criança: A postura da criança tira a pressão da parte inferior das costas, alongando e alinhando a coluna, o que a descomprime e proporciona um bom alongamento. Essa postura é recomendada para todos, pois além de promover relaxamento também ajuda a estimular o sistema nervoso e parassimpático.

Postura do gato e da vaca para dor nas costas. Foto: fizkes / Shutterstock
Postura do gato e da vaca para dor nas costas. Foto: fizkes / Shutterstock

Postura do gato e da vaca: Esta postura permite um bom alongamento da coluna, promovendo a mobilidade. Ela também ajuda a aliviar qualquer tensão na região lombar. Além disso, a postura do gato e da vaca ajuda você a se familiarizar com a sua coluna neutra - nem muito arqueada e nem muito arredondada -, o que ajuda a melhorar a postura.

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Posição do cachorro voltado para baixo para dor nas costas. Foto: fizkes / Shutterstock
Posição do cachorro voltado para baixo para dor nas costas. Foto: fizkes / Shutterstock

Postura do cachorro voltado para baixo: Às vezes podemos sentir um pouquinho de dor na parte inferior das costas porque a parte de trás das pernas está tensa. Esta postura é excelente para alongar os isquiotibiais e panturrilhas. Se você sentir muita tensão, pode dobrar os joelhos um pouquinho para tornar o alongamento mais confortável.

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Posição "passando a linha pela agulha" para dor nas costas. Fotos:  fizkes e Koldunov / Shutterstock
Posição "passando a linha pela agulha" para dor nas costas. Fotos: fizkes e Koldunov / Shutterstock

Postura "passando a linha na agulha": Ela é uma maneira segura e eficaz de alongar os quadris, principalmente o músculo piriforme. Liberar a tensão nos quadris ajuda a criar uma sensação de tranquilidade física em todo o corpo, especialmente nos joelhos e na região lombar, bem como facilidade e clareza mental.

Gostou e ficou com vontade de aprender outras posturas de yoga para aliviar dores nas costas? Acesse a aula.

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* Priscilla Leite é professora de yoga com formação em Vinyasa Flow, Hatha Yoga e Yoga para gestantes. Começou a ministrar aulas online em 2013 para uma plataforma de yoga americana. Pouco tempo depois, criou o canal Pri Leite Yoga, no YouTube, com aulas gratuitas em português. Pioneira no segmento, suas aulas são divididas em categorias e posta semanalmente vídeos inéditos. Todas as aulas são pensadas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade do canal. Para saber mais, acesse: www.prileiteyoga.com.br