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6 posturas de yoga para aliviar dores de cabeça

A prática regular de yoga pode ajudar no alívio das dores de cabeça e da enxaqueca

Por Priscilla Leite, professora e percussora do Yoga online no Brasil*

Se você tem tendência a sofrer com enxaquecas sabe que não se trata de uma dor de cabeça comum. A dor latejante em um lado da cabeça costuma ser acompanhada por náuseas, sensibilidade à luz e tonturas - e pode resultar em sentimentos de ansiedade.

Embora a medicação possa ajudar nos sintomas da enxaqueca, práticas que promovem a atenção plena, como a yoga, também trazem benefícios. A arte milenar fornece muito mais do que preparo físico: ela ajuda a promover calma e paz para a mente, para o corpo, ajuda a lidar com doenças, como ansiedade, depressão, aliviar dores, estresse e tensão - os dois últimos contribuintes para as dolorosas enxaquecas.

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Pesquisas mostram consistentemente que a yoga pode ajudar com as dores de cabeça e enxaquecas, tornando-se uma excelente alternativa de tratamento sem efeitos colaterais. Isso porque a yoga é capaz de estimular o sistema nervoso e parassimpático, diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial, atuando de maneira restaurativa para o corpo.

Praticar yoga faz com que nos aconcheguemos no aqui e no agora e, por meio das posturas e técnicas de respiração, é possível sentir calma e alívio não apenas das dores de cabeça como em todo o corpo.

Cada pessoa é diferente e você sempre deve consultar um médico caso a sua enxaqueca esteja afetando a sua qualidade de vida, mas estender o tapete de yoga pode ser um bom ponto de partida. Vamos praticar?

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1. Postura da criança

Postura da criança (Arquivo Pessoal)
Postura da criança (Arquivo Pessoal)

Benefícios

A postura da criança é uma ótima maneira de liberar a tensão da parte superior do corpo e abrir os ombros, as costas e a coluna, o que pode aumentar o fluxo sanguíneo para a cabeça. Além disso, apoiando a testa no chão, você está ativando pontos de pressão na testa que podem aliviar enxaquecas e dores de cabeça.

2. Postura do gato e da vaca

Postura do gato e da vaca (Arquivo Pessoal)
Postura do gato e da vaca (Arquivo Pessoal)

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Benefícios

Mover-se entre a pose de gato e da vaca não só alivia a tensão na parte superior do corpo, mas também aumenta o fluxo sanguíneo e a circulação. Isso traz mais oxigênio para o cérebro, o que pode ajudar a aliviar um pouco a dor de cabeça.

3. Postura da pinça

Postura da pinça (Arquivo Pessoal)
Postura da pinça (Arquivo Pessoal)

Benefícios

Essa postura alonga a coluna e abre os ombros, o que alivia um pouco da tensão frequentemente associada às dores de cabeça. Além disso, as dobras para a frente ajudam a parte superior do corpo e o pescoço a relaxarem totalmente para que a cabeça descanse nas pernas sem nenhum esforço.

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4. Postura da borboleta deitada

Postura da borboleta deitada (Arquivo Pessoal)
Postura da borboleta deitada (Arquivo Pessoal)

Benefícios

A postura da borboleta deitada é uma postura relaxante e restauradora. Para praticá-la você deve ter um bom apoio no tapete e estar confortável. Você pode usar essa postura no final de uma sessão de yoga, pela manhã ou à noite, para começar ou terminar o dia.

5. Postura do bebê feliz

Postura do bebê feliz (Arquivo Pessoal)
Postura do bebê feliz (Arquivo Pessoal)

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Benefícios

A postura do bebê feliz, além de ajudar a alongar a parte interna das coxas, quadris e virilha, também ajuda a reduzir a dor lombar, aliviar o estresse e a ansiedade e ainda a melhorar o cansaço e a fadiga.

6. Savasana

Savasana (Arquivo Pessoal)
Savasana (Arquivo Pessoal)

Benefícios

Quando você está em savasana, todo o seu corpo está completamente relaxado e apoiado no solo. Essa liberação pode ajudar a reduzir a enxaqueca, junto com a respiração profunda que acompanha a postura, aumentando o oxigênio para o cérebro.

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Treino rápido de respiração

As posturas não são o único aspecto da yoga que pode ajudar com as enxaquecas. A respiração também pode desempenhar um papel importante na redução da dor. A seguir, ensino uma respiração que vai te ajudar a abrir e acalmar a mente, além de aliviar as dores de cabeça; olha só:

Percussora do Yoga online e gratuito no Brasil, Priscilla Leite é criadora do maior canal de Yoga no país. Influenciadora com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais e mais de 40 milhões de views em suas aulas onlines, a profissional oferece semanalmente conteúdo exclusivo, humanizado, inteligente e criativo no Canal Pri Leite Yoga, no Youtube e na Plataforma Yoga.Co. Com formação em VinyasaFlow, Hatha Yoga, Yoga para gestantes suas aulas são desenvolvidas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade. Amante da natureza e engajada em acessibilizar a prática do yoga, suas aulas são divididas em categorias e podem ser praticadas em qualquer lugar, por pessoas de todas as idades, com ou sem experiência. www.prileiteyoga.com.br

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