PUBLICIDADE

É possível fazer pilates online? Veja dicas

Pilates exige foco e precisão, mas se você consegue se concentrar em casa vai aproveitar ao máximo as aulas remotas

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

A gente sabe que um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente é a falta de tempo. E isso pode dar a sensação de que encontrar um momento para uma prática consistente de Pilates está se tornando cada vez mais desafiador. Mesmo que um aluno possa encontrar estúdios e aulas de Pilates em quase todas as cidades, o verdadeiro desafio é alinhar a sua agenda e conseguir um horário para chegar lá.

Esse "problema" abriu uma janela para um novo tipo de treinamento - as aulas remotas. Hoje é possível encontrar cursos em vídeo e tutoriais que vão te ensinar a fazer qualquer coisa. Mas será mesmo que podemos aprender Pilates por meio de vídeos?

Por experiência própria, digo que isso é sim possível. O Pilates é uma atividade que exige disciplina e precisão - coisa que às vezes é difícil ter em casa. Mas, se você conseguir se concentrar é possível ter aulas muito bem proveitosas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, ao invés de aulas gravadas eu sempre prefiro indicar aulas interativas e direcionadas para o aluno, pois isso permite que tanto professor quanto praticante interajam, vejam e ouçam um ao outro em tempo real. Isso dá a oportunidade do instrutor de Pilates fornecer ao aluno feedbacks sobre seus movimentos e, claro, oferecer palavras de incentivo. O professor também terá a oportunidade de se certificar de que você esteja se exercitando com segurança, permitindo que o aluno faça perguntas e questione os movimentos quando estiver inseguro ou sentir desconforto.

Um ponto importante na prática do Pilates é que o método tem um conceito de respiração adequada para a melhor realização dos exercícios, e por isso o professor deve estar sempre atento em ensinar as respirações, especialmente para iniciantes na atividade.

Outro ponto a se considerar é que nesse estilo de aula é importante que o aluno possua um espaço suficiente para esticar todo o seu corpo. Dessa forma, é ideal que você busque por um espaço tranquilo, calmo, bem iluminado e que saiba que, pelo menos naquele momento, ninguém irá te atrapalhar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sendo assim, posso dizer que as aulas online dão certo, sim, claro que com alguns ajustes, e que podem trazer resultados muito positivos aos praticantes. Para os professores a dica é que durante as aulas tente ser o mais claro e objetivo possível. Utilize comandos que o aluno já conhece ou faça referências ao próprio corpo do aluno ou ao ambiente em que ele se encontra. Por exemplo: direcione seu olhar em direção ao joelho, olhe para o teto, vire o corpo em direção a porta, leve a mão em direção à cadeira.

Além disso, se o aluno não possuir aparelhos ou acessórios de Pilates em casa, utilize o que o lar oferece. Pode ser parede, cadeira, cama, manta, edredom, almofada, cabo de vassoura, toalha. Adapte e surpreenda! Lembre-se que o exercício é essencial para a manutenção da saúde. É necessário trabalhar em cima deste ponto.